Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

MP abre procedimento administrativo para apurar municipalização de escolas

04/12/2019 às 20:19 por Redação Plox

O Ministério Público de Minas Gerais, por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Ipatinga, instaurou procedimento administrativo para apurar as denúncias feitas pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), subsede de Ipatinga, em razão do Plano de Atendimento para o Ensino Fundamental apresentado pelo Governo do Estado. 

De acordo com o sindicato, houve corte de quase 400 vagas na rede estadual de ensino. Ainda de acordo com o Sind-UTE/MG, a Administração Municipal afirmou que não possui condições de receber os estudantes com o fechamento das vagas na rede estadual.

A portaria de instauração do procedimento, que recebeu o número 0313.19.001393-5, tem objetivo de “acompanhar e fiscalizar de forma continuada a política pública de oferta de vagas na educação infantil, zelando para que o processo de municipalização de ensino não ocasione prejuízos ao direito fundamental à educação”.

De acordo com o Sind-UTE/MG, o sindicato iniciou uma mobilização contra a “supressão de turmas, bem como contra o modo arbitrário como o Governo do Estado está conduzindo o processo de municipalização” desde que as primeiras escolas começaram a receber os planos de atendimento com o corte de vagas.

O Sind-UTE ainda disse que o Estado voltou atrás no corte de vagas em algumas escolas, porém “não o suficiente para garantir o amplo acesso dos estudantes à educação, especialmente em função do fechamento de vagas nos anos iniciais”. 

IMG-20191204-WA0071 Protesto realizado contra a municipalização. Foto: Divulgação / Sind-UTE/MG

Ainda segundo o sindicato, em Ipatinga o corte de turmas ocorreu em escolas como Chico Mendes, Almirante Toyoda, Haydée Maria Imaculada, entre outras. 

O sindicato ainda disse que em debates e audiências públicas promovidos pelo Sind-UTE/MG, pela comunidade e pelos meios de comunicação, o Estado, representado regionalmente pela Superintendência Regional de Ensino, sediada em Coronel Fabriciano, foi convidado, mas não compareceu em praticamente nenhuma ação.

Ainda segundo o relato do Sind-UTE/MG,  um dos encaminhamentos da audiência pública realizada no final de outubro, na Câmara Municipal de Ipatinga, foi informar o Ministério Público da situação.

“Precisamos que o Ministério Público, que tem o dever de zelar pela educação, acompanhe a situação de perto, para evitar a supressão desse direito fundamental e ainda mais prejuízos à política pública da educação, que vem sendo sucateada pelo atual Governo do Estado. Ao retrocesso representado pelo corte de vagas no ensino de tempo integral se soma agora o corte de vagas nos anos iniciais, com a inequívoca intenção de suprimir as vagas, de forma definitiva, em curto prazo”, alerta o Sind-UTE/MG.
 

Compartilhar a notícia

Veja também
Unileste
EDUCAçãO

Vale do Aço: inscrições para bolsas de estudo de 50% do Unileste estão abertas até segunda (12)

Benefício é direcionado a estudantes ingressantes no primeiro período da graduação, com renda per capta de até dois salários mínimos

EDUCAçãO

Resultado do Cadastro Escolar 2025 já está disponível em Minas Gerais

Estudantes podem consultar a escola de encaminhamento; matrícula deve ser confirmada nos prazos estabelecidos

EDUCAçãO

MEC amplia Fies com 56 mil vagas para inscritos no CadÚnico em 2025

Metade das vagas anunciadas será destinada a candidatos de baixa renda e com benefícios sociais

Adolescentes do CAPSi vivenciam experiência no circo em ação de inclusão cultural em Ipatinga
EDUCAçãO

Adolescentes do CAPSi vivenciam experiência no circo em ação de inclusão cultural em Ipatinga

Visita ao Circo Globo Max integra o projeto Circulando na Cidade, que promove reabilitação psicossocial com acesso à cultura e lazer

para você
ataquecardiaco.jpg
SAúDE

Pessoas que trabalham em jornadas extensas têm 45% mais chance de sofrer infarto

Baseado nos estudos, os médicos franceses pretendem alertar a população sobre o risco do trabalho excessivo

Identificada vítima fatal de grave acidente na LMG-820, em São Domingos do Prata
POLíCIA

Identificada vítima fatal de grave acidente na LMG-820, em São Domingos do Prata

Eliana Ermelinda Martins, de 45 anos, não resistiu após colisão entre dois veículos; outras três pessoas ficaram feridas

mascara
GERAL

MG: município de Mata Verde é condenado por expor trabalhadores a agentes insalubres sem segurança

A condenação incluiu indenização por danos morais coletivos

Liderança evangélica critica falta de diálogo do governo Lula
POLíTICA

Liderança evangélica critica falta de diálogo do governo Lula

Gilberto Nascimento afirma que governo insiste em pautas contrárias aos valores cristãos