Monte Verde em Minas Gerais registra a menor temperatura no país

Inmet alerta para chuvas intensas em 461 cidades mineiras; ranking das cidades mais frias inclui

Por Plox

04/12/2023 10h00 - Atualizado há 8 meses

Monte Verde, uma pequena cidade localizada no Sul de Minas Gerais, alcançou um recorde climático ao registrar a menor temperatura em todo o Brasil nas últimas 24 horas. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade teve uma mínima de 13,7°C, medidos até as 8h desta segunda-feira, 4 de novembro. Este dado coloca Monte Verde à frente de outras localidades brasileiras em termos de baixas temperaturas durante este período.

Foto: Nelson Pacheco / divulgação

Em segundo lugar no ranking das cidades mais frias está Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, com 13,9°C. Canguçu, no Rio Grande do Sul, segue em terceiro, registrando 14,3°C. Esta sequência de baixas temperaturas reflete uma tendência de frio intenso em várias regiões do país, especialmente nas áreas sul e sudeste.

Além disso, o Inmet emitiu um alerta de chuva para o estado de Minas Gerais. O aviso prevê a possibilidade de chuvas de até 50 milímetros em 461 cidades mineiras, acompanhadas de ventos intensos que podem atingir entre 40 e 60 km/h. O alerta é válido até as 10h desta segunda-feira, 4 de dezembro, indicando a necessidade de precaução por parte dos habitantes dessas regiões.

O ranking das cidades mais frias do Brasil nas últimas 24 horas é completado por Campos do Jordão em São Paulo, com 15,2°C, Santana do Livramento no Rio Grande do Sul, com 15,3°C, e Encruzilhada do Sul, também no Rio Grande do Sul, com 15,6°C.

Destaques