Prefeitura de Governador Valadares lança aplicativo Rio Doce Alerta

Novo app oferece informações em tempo real sobre nível do rio doce

Por Plox

04/12/2023 17h38 - Atualizado há 8 meses

A Prefeitura de Governador Valadares lança o Rio Doce Alerta, um aplicativo  para monitoramento do nível do rio e prevenção de enchentes. Com recursos avançados, o app proporciona acesso a informações vitais em tempo real, fortalecendo a comunicação da Defesa Civil com a população e auxiliando na preparação e resposta a potenciais inundações.

Foto: Divulgação - PMGV - Leandro Morais

Com o início das chuvas, a população ribeirinha de Governador Valadares permanece em alerta devido à possibilidade de enchentes do Rio Doce. Em situações críticas, a comunicação direta da Defesa Civil com os moradores se torna essencial para garantir tranquilidade e segurança às famílias. É fundamental manter um contato constante com a população. A Prefeitura já realiza um trabalho de comunicação em tempo real por meio de boletins, carros de som e comunicado na imprensa. E, a partir de agora, lança mais um reforço voltado para o acompanhamento do nível do rio doce.

Atualmente, segundo aponta a Fundação Getúlio Vargas, o Brasil possui mais smartphones do que habitantes. E, pensando nessa popularização do uso dos smartphones e o atual contexto da cidade, a Prefeitura de Governador Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e do Departamento de Informática, lança o seu primeiro aplicativo voltado para o acompanhamento do nível do Rio Doce: o Rio Doce Alerta.

Foto: Divulgação - PMGV

Por meio do aplicativo, a população terá acesso, a qualquer hora e em qualquer lugar, a informações relacionadas ao nível do Rio Doce em tempo real – com a possibilidade de poder compartilhar os dados; últimas medições do Rio Doce; dados relacionados às cheias históricas da cidade; os níveis de alerta tanto na régua do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) quanto do Serviço Geológico do Brasil (CPRM); telefones úteis – com a possibilidade de se clicar nos números e automaticamente realizar a ligação; e links com conteúdos relacionados. Além disso, por meio desse aplicativo, a Defesa Civil poderá enviar notificações aos usuários com orientações e comunicados, tornando-se mais um canal oficial de comunicação da Defesa Civil com a população.

O secretário municipal de Planejamento, Allan Heringer Rodrigues, destacou a importância do aplicativo para a cidade. “O aplicativo Rio Doce Alerta surgiu a partir de uma demanda da Defesa Civil de se criar um canal de comunicação seguro e confiável, e que evitasse as fake news. Esse aplicativo foi desenvolvido pelo nosso Departamento de Informática e é simples, intuitivo, didático e de fácil manuseio. Tenho certeza de que o cidadão valadarense vai se dar muito bem com essa tecnologia, principalmente porque hoje 70% da população brasileira acessa a internet diariamente – isso equivale a aproximadamente 140 milhões de pessoas, e 99% dessas pessoas acessam a internet pelo celular. Então, acredito que essa tecnologia vai trazer bons resultados para o trabalho da Defesa Civil no município. E nada nos impede de agregar outras funcionalidades ao aplicativo. A nossa intenção é que, futuramente, façamos novas atualizações para torná-lo cada vez melhor”.

O prefeito reiterou a necessidade do aplicativo como uma ferramenta de comunicação para a cidade. “Gostaria de parabenizar a Seplan e toda equipe envolvida na construção desse aplicativo que é simples, mas de grande utilidade para que as pessoas possam ter acesso a informações confiáveis. Esse aplicativo vem para somar aos outros meios de comunicação, como o carro do som e a própria imprensa, que nos ajudam muito, e facilitar a atuação da Defesa Civil. O aplicativo já está à disposição no Google Play e na Apple Store e pode ser baixado por qualquer um através de um smartphone. A gente sabe que enchente pode acontecer a qualquer momento e, em Valadares, mais de 60 mil habitantes são afetados por ela. Por isso é que também estamos trabalhando num projeto de mitigação das cheias do Rio Doce, que é um projeto caro e que envolve bacias de retenção, comportas, diques, desassoreamento do rio, e que será um verdadeiro legado para a cidade. Mas nesse primeiro momento, o aplicativo vai nos ajudar bastante, pelo menos em termos de informação”.

Destaques