Pesquisa Gerp aponta empate técnico entre Flávio Bolsonaro e Lula na corrida de 2026
Levantamento nacional com 2 mil entrevistados indica Flávio Bolsonaro com 42% e Lula com 41% em simulação de segundo turno, dentro da margem de erro
Belo Horizonte e outras 769 cidades de Minas Gerais estão sob alerta de chuvas intensas nesta quarta-feira (4). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações podem alcançar até 60 mm por hora ou 100 mm em um único dia, acompanhadas de ventos de até 100 km/h. O alerta laranja, de perigo, foi emitido devido aos riscos de quedas de energia, alagamentos, quedas de galhos de árvores e descargas elétricas.

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, para minimizar o risco de quedas e descargas elétricas. Também é importante evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem ser derrubadas.
Já a Defesa Civil de Belo Horizonte reforça os cuidados específicos na capital, alertando os moradores a evitar áreas sujeitas a alagamentos, como ruas próximas a córregos e ribeirões durante chuvas fortes. Além disso, não é recomendado atravessar ruas alagadas ou permitir que crianças brinquem em enxurradas ou próximas a córregos.
Os moradores de Belo Horizonte podem receber avisos sobre tempestades, granizo, vendavais e outros fenômenos climáticos pelo canal público do WhatsApp. Para se cadastrar, basta enviar o CEP da residência por SMS para o número 40199, sem custos. A Defesa Civil também disponibiliza informações em suas redes sociais, como Instagram, Facebook e Telegram (@defesacivilbh).
Nas últimas horas, as chuvas já causaram transtornos em algumas regiões da capital. Na Pampulha, moradores enfrentaram falta de energia em decorrência do temporal. Além disso, o órgão alerta para o monitoramento de áreas de encostas e morros, que podem oferecer riscos em caso de deslizamentos.