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Economia

Comércio mineiro projeta alta nas vendas de Natal e aposta em ações para atrair consumidores

Empresários esperam crescimento em relação ao ano passado e apostam em promoções e estratégias de vendas para o período mais importante do varejo

04/12/2024 às 13:19 por Redação Plox

As vendas de Natal de 2024 devem superar as do ano passado para 49,1% dos empresários do comércio em Minas Gerais, segundo a pesquisa Expectativa de Vendas Natal 2024, realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG. Outros 72,5% dos comerciantes esperam um desempenho satisfatório, caso as vendas se mantenham no mesmo patamar de 2023. Apenas 20% acreditam em um desempenho inferior.

Foto: Divulgação

A data é estratégica para o setor, impactando 84,5% dos estabelecimentos no estado. Além disso, mais da metade dos entrevistados (53,1%) prevê que o desempenho do último trimestre do ano será melhor do que no mesmo período do ano passado.

Foto: Divulgação

Fatores que impulsionam o otimismo
O cenário positivo é sustentado por três principais fatores:

  1. Confiança dos empresários (40,7%);
  2. Valor emocional da data (29,3%);
  3. Aquecimento do comércio (26,3%).

A economista Gabriela Martins, da Fecomércio MG, reforça a relevância do Natal para o setor:

“O Natal é a data comemorativa mais expressiva para o calendário varejista no ano. Essa data é marcada por um valor afetivo muito grande e boa parte dos consumidores vão às compras em busca de presentes, itens para festas, viagens de final de ano, entre outros. É imprescindível destacar que os impactos positivos do Natal vão muito além do comércio varejista, movimentando também o setor de serviços e o turismo.”

Estratégias para atrair clientes
Para conquistar consumidores, 80% dos empresários entrevistados estão planejando ações específicas, como:

  • Propaganda (47,0%);
  • Promoções e liquidações (32,7%).

A maioria dos consumidores (71,0%) deve deixar as compras para a última hora, segundo os empresários. Isso faz com que o planejamento para atrair clientes e se destacar seja essencial neste período.

Tendências de consumo e tíquete médio
Os itens mais procurados para o Natal de 2024 devem ser:

  • Produtos alimentícios (22,8%);
  • Roupas (20,3%);
  • Bebidas (14,0%).

Para o comércio eletrônico, destacam-se as vendas de roupas, alimentos, calçados e bebidas. Sobre o tíquete médio, 34,9% dos empresários estimam que cada cliente gastará entre R$ 100 e R$ 300.

As formas de pagamento mais utilizadas devem incluir:

  1. Cartão de crédito parcelado;
  2. Cartão de crédito à vista;
  3. Pix;
  4. Cartão de débito;
  5. Carnê.

Preparação dos estoques
Quase metade dos comerciantes (46,5%) já estava com os estoques prontos para o Natal entre 14 e 26 de novembro, período de realização da pesquisa. Outros 36,3% aguardavam a chegada dos pedidos, enquanto apenas 16,6% ainda não haviam iniciado os preparativos.

Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) representa mais de 740 mil empresas no estado, promovendo melhorias para o setor terciário. Com 85 anos de atuação, a entidade integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais. Em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a Fecomércio MG trabalha para garantir melhores condições tributárias, benefícios e desenvolvimento para o comércio mineiro.

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