Comércio mineiro projeta alta nas vendas de Natal e aposta em ações para atrair consumidores
Empresários esperam crescimento em relação ao ano passado e apostam em promoções e estratégias de vendas para o período mais importante do varejo
Por Plox
04/12/2024 10h19 - Atualizado há 7 dias
As vendas de Natal de 2024 devem superar as do ano passado para 49,1% dos empresários do comércio em Minas Gerais, segundo a pesquisa Expectativa de Vendas Natal 2024, realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG. Outros 72,5% dos comerciantes esperam um desempenho satisfatório, caso as vendas se mantenham no mesmo patamar de 2023. Apenas 20% acreditam em um desempenho inferior.
A data é estratégica para o setor, impactando 84,5% dos estabelecimentos no estado. Além disso, mais da metade dos entrevistados (53,1%) prevê que o desempenho do último trimestre do ano será melhor do que no mesmo período do ano passado.
Fatores que impulsionam o otimismo
O cenário positivo é sustentado por três principais fatores:
- Confiança dos empresários (40,7%);
- Valor emocional da data (29,3%);
- Aquecimento do comércio (26,3%).
A economista Gabriela Martins, da Fecomércio MG, reforça a relevância do Natal para o setor:
“O Natal é a data comemorativa mais expressiva para o calendário varejista no ano. Essa data é marcada por um valor afetivo muito grande e boa parte dos consumidores vão às compras em busca de presentes, itens para festas, viagens de final de ano, entre outros. É imprescindível destacar que os impactos positivos do Natal vão muito além do comércio varejista, movimentando também o setor de serviços e o turismo.”
Estratégias para atrair clientes
Para conquistar consumidores, 80% dos empresários entrevistados estão planejando ações específicas, como:
- Propaganda (47,0%);
- Promoções e liquidações (32,7%).
A maioria dos consumidores (71,0%) deve deixar as compras para a última hora, segundo os empresários. Isso faz com que o planejamento para atrair clientes e se destacar seja essencial neste período.
Tendências de consumo e tíquete médio
Os itens mais procurados para o Natal de 2024 devem ser:
- Produtos alimentícios (22,8%);
- Roupas (20,3%);
- Bebidas (14,0%).
Para o comércio eletrônico, destacam-se as vendas de roupas, alimentos, calçados e bebidas. Sobre o tíquete médio, 34,9% dos empresários estimam que cada cliente gastará entre R$ 100 e R$ 300.
As formas de pagamento mais utilizadas devem incluir:
- Cartão de crédito parcelado;
- Cartão de crédito à vista;
- Pix;
- Cartão de débito;
- Carnê.
Preparação dos estoques
Quase metade dos comerciantes (46,5%) já estava com os estoques prontos para o Natal entre 14 e 26 de novembro, período de realização da pesquisa. Outros 36,3% aguardavam a chegada dos pedidos, enquanto apenas 16,6% ainda não haviam iniciado os preparativos.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) representa mais de 740 mil empresas no estado, promovendo melhorias para o setor terciário. Com 85 anos de atuação, a entidade integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais. Em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a Fecomércio MG trabalha para garantir melhores condições tributárias, benefícios e desenvolvimento para o comércio mineiro.