Disney decide sair da TV paga e vai encerrar canais no Brasil; saiba mais

As operadoras de TV a cabo, como Claro e Sky, já foram notificadas sobre a decisão

Por Plox

04/12/2024 06h40 - Atualizado há 7 dias

A Disney anunciou que encerrará a transmissão de diversos canais de TV por assinatura no Brasil a partir de 28 de fevereiro de 2025. A decisão faz parte de uma estratégia para concentrar esforços no serviço de streaming Disney+, que passará a incorporar o conteúdo dos canais descontinuados.

Foto: Divulgação

“Em resposta às transformações no cenário local de mídia e entretenimento, e para garantir que continuemos a evoluir e atender às necessidades de nossos consumidores com agilidade e inovação, decidimos descontinuar a operação de alguns canais lineares no Brasil”, informou a empresa em comunicado.

Canais que Serão Descontinuados

Entre os canais que deixarão de operar estão Star Channel, FX, Cinecanal, Nat Geo, Disney Channel e Baby TV. Por outro lado, os canais da ESPN continuarão disponíveis aos assinantes dos serviços de TV por assinatura, pelo menos por enquanto.

As operadoras de TV a cabo, como Claro e Sky, já foram notificadas sobre a decisão. A Disney atribuiu o encerramento às baixas audiências registradas pelos canais nos últimos anos.

Queda na TV por Assinatura

A decisão da Disney reflete uma mudança mais ampla no mercado de entretenimento, impulsionada pelo crescimento do streaming e a queda significativa no número de assinantes de TV por assinatura no Brasil.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço de TV por assinatura perdeu quase metade de sua base de clientes nos últimos 10 anos. Em fevereiro de 2024, o número de assinantes era de 10,1 milhões, uma queda expressiva em relação ao pico de 19,6 milhões em 2014.

Este é o menor número registrado nos últimos 14 anos, se aproximando do patamar de 2010, quando havia 9,6 milhões de assinantes.

Impacto do Streaming

Com o avanço de plataformas como o Disney+, as mudanças tecnológicas estão acelerando a migração de consumidores para serviços de streaming. Essa tendência está reformulando o mercado de mídia e transformando os hábitos de consumo de conteúdo no Brasil.

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