Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

Ex-policial penal é condenado a 22 anos de prisão por matar jovem após atropelamento de cachorro

Gabriel Ângelo, de 26 anos, voltava de uma festa quando foi assassinado; suspeito usou moto e arma apreendidas em sua casa

04/12/2024 às 21:15 por Redação Plox

O ex-policial penal Anderson Barbosa de Siqueira foi condenado a 22 anos, 5 meses e 15 dias de prisão pelo assassinato de Gabriel Ângelo Oliveira Araújo, de 26 anos, e pela tentativa de homicídio do primo da vítima, Emanuel Teixeira Avelar. O crime aconteceu em agosto de 2023, em Ribeirão das Neves, na Grande BH.

Na noite do crime, Gabriel voltava de uma festa na companhia da tia e de um amigo, que dirigia um Volkswagen Fox. Ao passarem pela Rua José Cassimiro Nogueira, o amigo atropelou um cachorro que atravessou a via repentinamente.

Ação violenta e desfecho trágico
Segundo testemunhas, o suspeito viu o atropelamento, mas o animal não era dele. Mesmo assim, seguiu o veículo até a residência da família em uma motocicleta. Ao chegar, perguntou quem havia atropelado o cão. Antes que Gabriel e o primo respondessem, ele sacou uma arma e disparou diversas vezes.

A tia da vítima, que estava no banheiro, ouviu os tiros e os gritos de socorro. Gabriel foi levado ao Hospital Municipal São Judas Tadeu, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no bloco cirúrgico.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

Investigação e condenação
Após 14 dias de buscas, Anderson foi preso. A moto e a arma usadas no crime foram encontradas em sua casa. A Justiça o condenou por homicídio qualificado, com pena de 19 anos e 3 meses de prisão, e por tentativa de homicídio, com pena de 6 anos e 5 meses, totalizando mais de 22 anos em regime fechado.

Decisão judicial
A juíza Fernanda Chaves Carreira Machado destacou o abuso na conduta do acusado, que possuía experiência em segurança pública e estava ciente dos riscos do porte de arma. A ação, segundo a magistrada, colocou outras pessoas em perigo, incluindo moradores da casa vizinha, que também foi atingida pelos disparos.

Repercussão do caso
O crime gerou comoção pela violência desproporcional e levantou debates sobre o uso de armas por profissionais de segurança e o impacto de distúrbios psiquiátricos, alegados pela defesa do acusado.

Conforme informações da Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo, Siqueira é um ex-funcionário da Penitenciária Feminina de Guariba e "solicitou desligamento voluntário em 25 de julho".

O acusado também atuou como agente penitenciário em Minas Gerais no período de 2010 a 2015.

Compartilhar a notícia

Veja também
POLíCIA

Polícia Federal intensifica combate à extração ilegal de minério em Minas Gerais

Operação revela esquema de mineração ilegal disfarçada de obras de terraplanagem às margens da BR-040; material apreendido será periciado

Tráfico de drogas em Ipatinga
POLíCIA

Jovem transportando 30 kg de maconha para Ipatinga é presa em Uberlândia

As barras de maconha foram encontradas pelos policiais em uma mala

canibalismo
POLíCIA

Mineiro suspeito de canibalismo na Holanda é preso em Portugal

O suspeito foi detido no aeroporto de Lisboa tentando embarcar para Belo Horizonte

sirene
POLíCIA

Homem mata namorada e é preso andando na BR-262 em Minas

De acordo com os detalhes, ele se mostrou abalado emocionalmente

para você
Jean aciona Cruzeiro na Justiça e pede mais de R$ 1 milhão
ESPORTES

Jean aciona Cruzeiro na Justiça e pede mais de R$ 1 milhão

Atleta participou de apenas nove partidas pelo Cruzeiro em 2020

escola
EDUCAçãO

Governo de Minas irá contratar psicólogos e assistentes sociais para atuarem junto às escolas

Ao todo, serão contratados 460 profissionais que irão atuar em núcleos espalhados por todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino

LAZER

Crescimento no turismo internacional impulsiona Minas Gerais em 2024

Estado atrai mais de 42,6 mil turistas estrangeiros, destacando-se no cenário nacional com investimentos em promoção cultural e histórica

Bolsonaristas
POLíTICA

Homem que participou de invasão em Brasília aparece em vídeo com quadro de Bolsonaro

Durante o vídeo o invasor afirma que Bolsonaro é o seu herói