Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Geral
Timóteo é um dos primeiros municípios mineiros a consolidar a implantação do Sistema Eletrônico de Informação
Município inova na gestão pública ao migrar a tramitação de processos, procedimentos e documentos físicos para plataforma eletrônica o que vai gerar eficiência, redução de custos e benefícios para os cidadãos
04/12/2024 às 12:36por Redação Plox
04/12/2024 às 12:36
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O Município de Timóteo deu mais um passo importante para a modernização da sua gestão pública ao consolidar a implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Com a crescente demanda por parte da população por serviços públicos de qualidade, a implementação de plataformas digitais como o SEI vai ajudar a Prefeitura a aumentar a eficiência na gestão de processos, reduzir custos e melhorar o atendimento aos cidadãos.
Foto: Divulgação
O SEI é uma ferramenta de gestão pública moderna, transparente e eficiente e Timóteo saiu na frente pois desde 2021 vinha se preparando para a implantação eletrônica de processos e procedimentos públicos. Em junho deste ano Timóteo assinou uma manifestação de interesse de participação no projeto piloto do SEI/MG do governo do Estado de Minas Gerais, ao lado das cidades de Extrema, no Sul de Minas, e de Ipatinga. Essa iniciativa de modernizar a máquina pública faz parte do plano de governo da atual gestão do prefeito Douglas Willkys que se encerra no próximo dia 31 de dezembro.
Foto: Divulgação
O SEI possibilita a tramitação digital de documentos e é considerada uma medida para a redução de custos e otimização de processos no Estado. Para a secretária de Administração e Gestão de Timóteo, Simone Araújo, o sistema representa uma mudança de paradigma e uma evolução na forma de trabalhar migrando a tramitação de processos e documentos físicos para uma plataforma eletrônica.
Foto: Divulgação
Em 11 novembro deste ano foi publicado decreto municipal nº 6.061 regulamentando a lei 3.990/24 que institui a política pública de gestão documental e a criação do Arquivo Público Municipal Simone Rossinelle a ser inaugurado nesta quinta-feira (5) na antiga sede da escola CEFET-MG. Conforme a secretária, o decreto regulamenta e institui o SEI como a plataforma oficial e já está funcionamento em nuvem por meio de contrato com a Prodemge, que é a Companhia de Tecnologia da Informação do estado de Minas Gerais.
Segundo explicou foi definido um cronograma de implantação incluindo atos normativos como leis, decretos, portarias e resoluções e um passo a passo para que a migração do sistema físico para o eletrônico transcorra de forma tranquila e sem contratempos. Esse cronograma prevê a migração das informações pelas secretarias e departamentos a começar pela Procuradoria- Geral, seguido do Arquivo Público Municipal, Licenciamento Urbano, Cadastro Imobiliário, Meio Ambiente, Compras e Licitações, Saúde, Patrimônio, Tesouraria, Corregedoria, Receita, Recurso Humanos, Trânsito, Serviços Urbanos e Desenvolvimento Econômico, entre outros.
De acordo com Paloma Regina Cota, arquivista por formação e líder de negócios na implantação do SEI na Prefeitura de Timóteo, entre os benefícios do novo sistema estão a eficiência de serviços, celeridade nos prazos de tramitação de documentos, padronização de informações, processos e procedimentos, redução de custos com impressão e armazenamento físico e acesso público a toda a documentação em tempo real.
Simone Araújo acredita que a adoção do SEI é “uma ruptura com o modelo vigente desde a emancipação do município”. O sistema eletrônico permitirá o acesso remoto responsivo (são três níveis de acesso – público, restrito e sigiloso), tramitação em múltiplas unidades rompendo assim com a tradicional linearidade na circulação de papéis, transparência, agilidade e adoção de um plano de classificação e tabela de temporalidade incorporado ao ciclo da vida documental pública.
SEI
O Sistema Eletrônico de Informação foi desenvolvido e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) com o início da sua expansão para os três municípios mineiros – como parte de um projeto piloto, a partir da assinatura de manifestação de interesse em junho de 2024. Além de Timóteo, outros 171 órgãos e entidades estaduais, o Executivo federal e 12 estados já contam com o sistema. Em Minas Gerais o SEI é utilizado pelo governo de Estado, pelo Tribunal de Justiça (TJMG), Tribunal de Contas (TCE-MG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ministério Público (MPMG), Assembleia Legislativa (ALMG) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.