Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Atenção: cidades do Vale do Aço podem ter temporal com alagamento e deslizamento
Previsão indica mais de 100 mm de chuva por dia entre a noite de quarta (4/12) e a manhã de quinta (5/12), com risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos, incluindo municípios do Vale do Rio Doce e do Vale do Aço
04/12/2025 às 16:42por Redação Plox
04/12/2025 às 16:42
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Com previsão de chuva acima de 100 milímetros por dia, 141 cidades mineiras das regiões Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Norte de Minas e Jequitinhonha estão em alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O nível indica grande risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas em áreas de risco.
Risco elevado para municípios do Vale do Aço
Na área de influência do Vale do Aço, o alerta vermelho se estende a diversas cidades do entorno do Vale do Rio Doce, como Governador Valadares, Ipatinga e Coronel Fabriciano, que aparecem incluídas nos avisos de risco meteorológico intenso do Inmet.
Segundo o órgão, as localidades sob alerta vermelho estão em situação de grande perigo, já que pode chover o equivalente a um terço da média histórica de dezembro em curto período de tempo. A média mensal de chuva em Belo Horizonte, por exemplo, é de 339,1 mm.
Santana do Paraíso, na última quarta-feira
Foto: Reprodução
O Inmet ressalta que, além dos alagamentos e deslizamentos, há possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.
Orientações de segurança durante as tempestades
Para moradores das áreas sob alerta, o Inmet recomenda desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, observar qualquer alteração em encostas e permanecer em local abrigado. Em caso de inundação, a orientação é proteger os pertences da água, envolvendo-os em sacos plásticos.
Entre as principais recomendações para períodos de chuva forte estão:
• Evitar áreas de inundação;
• Não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos ou próximas a córregos e ribeirões durante pancadas fortes;
• Não atravessar ruas alagadas nem permitir que crianças brinquem em enxurradas ou perto de cursos d’água;
• Não se abrigar nem estacionar veículos debaixo de árvores;
• Redobrar a atenção em áreas de encosta e morros;
• Nunca se aproximar de cabos elétricos rompidos, contatando imediatamente a companhia de energia (116) ou a Defesa Civil (199);
• Avisar a Defesa Civil ao notar rachaduras em paredes ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno;
• Em caso de raios, evitar áreas abertas e o uso de equipamentos elétricos.
Alertas laranja e amarelo atingem centenas de cidades
Além do alerta vermelho, o Inmet emitiu ainda avisos nos níveis laranja e amarelo para diversas regiões de Minas Gerais, incluindo o entorno do Vale do Aço. No alerta laranja, 446 municípios podem registrar chuva de até 100 mm/dia e ventos de até 100 km/h. Já no amarelo, 778 cidades podem ter chuva de até 50 mm/dia e rajadas de até 60 km/h.
Os avisos abrangem, entre outras, as regiões Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Sul/Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes, Jequitinhonha, Metropolitana de Belo Horizonte, Noroeste de Minas e Oeste de Minas.
Moradores do Vale do Aço e áreas vizinhas devem acompanhar os comunicados oficiais da Defesa Civil e da meteorologia e redobrar a atenção nas próximas horas, especialmente em pontos historicamente sujeitos a alagamentos e deslizamentos.
Fenômeno ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu, deixando o satélite mais próximo, maior e mais brilhante; melhor horário é logo após o pôr do sol
Fenômeno ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu, deixando o satélite mais próximo, maior e mais brilhante; melhor horário é logo após o pôr do sol