Extra

Chuvas intensas provocam alagamentos, deslizamentos e falta de energia no Espírito Santo

Temporais atingem Grande Vitória e Sul do ES, deixam escolas alagadas, barragem rompida, famílias desalojadas e Inmet mantém alerta vermelho para 55 municípios

04/12/2025 às 08:48 por Redação Plox

Chuvas intensas atingiram a Grande Vitória e o Sul do Espírito Santo entre o fim da tarde e a noite desta quarta-feira (3), provocando diversos transtornos. Houve registro de quedas de árvores, deslizamentos de terra, enxurradas, escolas alagadas, muro de casa que cedeu e interrupção no fornecimento de energia para vários moradores. Em Vitória, foram registrados 55 milímetros de chuva.


Enchentes afetam o Sul do Espírito Santo

Enchentes afetam o Sul do Espírito Santo

Foto: Reprodução/TV Gazeta

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado permanece em alerta vermelho para temporais, com previsão de chuvas fortes de até 100 milímetros ainda nesta quinta-feira (4). O aviso aponta que 55 dos 78 municípios capixabas estão em áreas de risco.

Entre as cidades mais afetadas estão Cariacica, Viana, Vila Velha, Vitória, Rio Novo do Sul, Mimoso do Sul, Guaçuí e Muqui.

Escola alagada e danos em Rio Novo do Sul

No Sul do estado, a Escola Estadual Waldemiro Hemerly, em Rio Novo do Sul, ficou totalmente alagada. O muro da unidade desabou e um vídeo feito por funcionários mostra água escorrendo em forma de cascata pelo teto da escola.

Na mesma cidade, a água também invadiu um supermercado.

Árvore cai e interdita avenida em Vila Velha

Em Vila Velha, uma árvore de grande porte caiu na Avenida Hugo Musso, que precisou ser interditada. A Guarda Municipal orienta os motoristas a utilizar outras ruas e avenidas da região.

A queda da árvore atingiu a fiação e deixou moradores sem energia elétrica. Não há previsão para a remoção do tronco e dos galhos.

Enxurrada rompe barragem em Muqui

Em Muqui, também no Sul do estado, uma forte enxurrada rompeu uma barragem e prejudicou o abastecimento de água.

Segundo a Defesa Civil do município, o fornecimento deve ser restabelecido no início da tarde desta quinta-feira.

Famílias deixam casas após deslizamento em Mimoso do Sul

No distrito de São Rafael, em Mimoso do Sul, um barranco cedeu e a terra invadiu casas de moradores. Duas famílias tiveram que deixar as residências.

A Defesa Civil municipal informou que choveu 100 milímetros em apenas 40 minutos. Um córrego transbordou, provocou alagamentos e destruiu calçadas na região.

Cachoeira transborda e invade imóveis em Guaçuí

Em Guaçuí, o transbordamento de uma cachoeira de nascente fez a água invadir imóveis, agravando os estragos provocados pela chuva no município.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a