Funeral de Bento XVI é realizado no Vaticano
O funeral foi marcado por momentos importantes na história da igreja católica
Por Plox
05/01/2023 14h32 - Atualizado há mais de 2 anos
Na manhã desta quinta-feira (5), o papa Francisco presidiu o funeral do papa emérito Bento XVI, que morreu no último sábado (31). O funeral aconteceu na Basílica de São Pedro, no Vaticano, mesmo lugar onde aconteceu os funerais de João XXIII e João Paulo II.
O funeral foi marcado por um fato histórico na igreja católica, já que essa foi a primeira vez que um papa presidiu a cerimônia do seu antecessor. Isso só foi possível porque o papa emérito Bento XVI renunciou ao cargo em 2013.

Entre bispos, fiéis, sacerdotes, dentre outros membros da igreja, além de jornalistas, governadores e jornalistas, o local recebeu cerca de 50 mil pessoas para acompanhar a cerimônia que aconteceu às 5h30, no horário de Brasília (9h30 no Vaticano).
Alguns fiéis que marcaram presença no local pediram a santificação do papa dizendo "Santo Subito!" (“Santo agora”), mas isso só aconteceu com um terço dos pontífices da igreja católica em mais de 2 mil anos da igreja. Um deles foi o papa João Paulo II, que morreu em 2005.

Durante a cerimônia, papa Francisco usou palavras e passagens bíblicas para descrever Bento XVI. Já no final, ele citou "Bento, amigo fiel do Noivo, [Jesus] que sua alegria seja completa ao ouvir sua voz, agora e sempre", disse o papa.
Velório
O papa começou a ser velado na manhã da última segunda-feira (2), aos 95 anos. O corpo estava exposto e poderia ser visitado durante três dias em horários estabelecidos na Basílica de São Pedro.

Durante os três dias ele esteve vestido com uma mitra, que é usado por bispos e paramentos litúrgicos vermelhos e dourados. Em suas mãos, foi colocado um rosário. Ao todo, estava previsto que 35 mil pessoas passariam pelo local.
O corpo permaneceu na Basílica até nessa quarta-feira (4) e poderia ser visitado de 9h às 19h Já nesta quinta-feira, um funeral foi preparado para acontecer na praça de São Pedro.

Papa Bento XVI tinha 95 anos e vivia no mosteiro do Vaticano, desde que se aposentou. O sacerdote também ficou conhecido por ser o primeiro papa a renunciar em 600 anos.