Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Emprego

Minas Gerais lidera resgate de vítimas de trabalho escravo em 2023,Segundo dados da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais

Estado brasileiro resgata 643 pessoas de condições análogas à escravidão, com foco no setor cafeeiro

05/01/2024 às 10:55 por Redação Plox

Minas Gerais continua no topo do ranking nacional no resgate de trabalhadores em condições análogas ao trabalho escravo. Segundo dados da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais, divulgados nesta quinta-feira (4), foram salvos 643 indivíduos em 2023, uma redução de 40% em relação a 2022, quando 1.071 pessoas foram resgatadas. Apesar da diminuição, as estatísticas permanecem alarmantes, com a maioria dos casos ocorrendo no sul do estado.

Foto: Divulgação / SRT/MG

A maior incidência de casos foi identificada no setor cafeeiro, seguido pelas culturas de cebola e alho. O ano de 2023 também viu um aumento nas ações de fiscalização, totalizando 157, superando as 123 de 2022. Carlos Calazans, superintendente do trabalho em Minas Gerais, expressou preocupação com os números. "Em Minas Gerais foram quase dois trabalhadores resgatados por dia, e no Brasil são sete por dia. É um dado muito preocupante", declarou.

Calazans destacou que 90% das vítimas são negras e vivem em condições de vulnerabilidade, e muitas vezes são atraídas por falsas promessas, caracterizando também casos de tráfico humano. Ele descreveu condições de trabalho degradantes, incluindo falta de acesso à água potável e alojamento inadequado. "Nós chegamos em uma fazenda, e as pessoas não tinham água para beber, estavam bebendo água em lagoa contaminada. Estavam dormindo no chão", relembrou o superintendente.

O combate a essa prática esbarra na impunidade e no baixo efetivo de auditores fiscais do trabalho. Atualmente, Minas Gerais conta com aproximadamente 200 auditores, um número insuficiente para cobrir todas as áreas necessárias. Calazans criticou a lentidão da Justiça Federal em julgar os casos e sugeriu que a Justiça do Trabalho seria mais apta para lidar com essas questões.

Na luta contra o trabalho escravo, o superintendente enfatiza a importância da colaboração entre diferentes entidades governamentais e da sociedade. Ele também ressaltou a necessidade de conscientização pública e denúncia de situações suspeitas através de canais oficiais, como o Disque 100.

O texto também recorda a Chacina de Unaí, ocorrida em 28 de janeiro de 2004, onde quatro agentes de fiscalização do trabalho foram assassinados em Minas Gerais. Calazans anunciou a realização de um evento em memória das vítimas, visando reforçar o compromisso com o combate ao trabalho escravo, marcado para 28 de janeiro, na sede da superintendência. "Acabar com o trabalho escravo é uma responsabilidade da sociedade", concluiu.

Compartilhar a notícia

Veja também
EMPREGO

Sine oferece 268 vagas de emprego no Vale do Aço; confira detalhes para Ipatinga e Timóteo

Oportunidades disponíveis abrangem diversas áreas, com vagas também para PCD em Timóteo.

Prefeitura abre inscrições para concurso.JPG
EMPREGO

Prefeitura de Timóteo abre concurso para 243 vagas

Serão disponibilizadas vagas para ensino médio, superior e alfabetizado

WhatsApp-Image-2019-05-04-at-14.06.jpg
EMPREGO

Profissionais com curso técnico ganham, em média, 17,7% a mais

No Nordeste, acréscimo na remuneração é de 21,7% na comparação com quem concluiu apenas o ensino médio

TJMG abre seleção para estagiários no Vale do Aço
EMPREGO

TJMG abre seleção para estagiários no Vale do Aço

Tribunal oferece vagas para estudantes e pós-graduandos nas áreas de Direito, Psicologia e Serviço Social em cidades da região e em diversas comarcas mineiras

para você
381.jpg
POLíCIA

Com suspeita de vítimas fatais, acidente deixa trânsito lento na BR-381

Segundo informações, dois veículos bateram de frente e um dos ocupantes de um dos veículos estaria morto

Ministério da Saúde inicia envio de antídotos para conter intoxicações por metanol
SAúDE

Ministério da Saúde inicia envio de antídotos para conter intoxicações por metanol

Com aumento nos casos, governo amplia estoques de etanol farmacêutico e fomepizol para atender hospitais em todo o país.

Popó se diz envergonhado após briga com equipe de Wanderlei Silva
ESPORTES

Popó se diz envergonhado após briga com equipe de Wanderlei Silva

Confusão no Spaten Fight Night 2 terminou com hospitalização de Wanderlei e acusações mútuas entre as equipes dos lutadores

Virginia e Zé Felipe negam armação após anúncio de separação
FAMOSOS

Virginia e Zé Felipe negam armação após anúncio de separação

Casal aparece junto em Portugal e desmente boatos sobre marketing envolvendo término