Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Inmet emite alerta laranja de tempestades para 600 cidades em cinco estados
Aviso prevê chuva de até 100 mm por dia, ventos de até 100 km/h, risco de queda de granizo e danos em áreas urbanas e rurais de MG, ES, RJ, GO e BA até quarta-feira (7)
05/01/2026 às 10:22por Redação Plox
05/01/2026 às 10:22
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Cerca de 600 cidades de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia estão em alerta para tempestades e queda de granizo até as 23h59 da próxima quarta-feira (7). O aviso, de nível laranja, foi divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e atinge 463 municípios mineiros, incluindo a capital Belo Horizonte.
Possiblidade de queda de granizo deixa cidades de Minas em alerta
Foto: Pixabay
Chuvas intensas, ventos fortes e granizo
De acordo com o Inmet, há possibilidade de chuva de até 100 milímetros por dia, ventos intensos entre 60 km/h e 100 km/h e registro de granizo. O cenário traz risco de cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos, sobretudo nas áreas mais vulneráveis das cidades incluídas no alerta.
Orientações de segurança à população
O Inmet divulgou uma série de recomendações para reduzir riscos durante a passagem das tempestades. Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao perigo de queda e de descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
O órgão também recomenda, sempre que possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante tempestades mais fortes. Em situações de risco, a população deve buscar informações e apoio junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Regiões mais afetadas
O alerta abrange diversas áreas de Minas Gerais e de outros estados do Sudeste e do Centro-Oeste, além do sul da Bahia. Em Minas, estão sob risco regiões como Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central Mineira, Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Jequitinhonha, Norte de Minas, Noroeste de Minas e Oeste de Minas, entre outras.
No Espírito Santo, o aviso contempla áreas como Central espírito-santense, Noroeste espírito-santense, Vale do Mucuri, Sul espírito-santense e Litoral Norte espírito-santense. Já no Rio de Janeiro, o alerta inclui o Noroeste Fluminense; em Goiás, o Leste Goiano e o Sul Goiano; e, na Bahia, o Sul Baiano e o Centro Sul Baiano, além do Extremo Oeste Baiano.
Cidades em alerta na Bahia
Na Bahia, o alerta laranja se estende a municípios como Alcobaça, Cândido Sales, Caravelas, Cocos, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Itarantim, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jucuruçu, Lajedão, Macarani, Maiquinique, Medeiros Neto, Mortugaba, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Sebastião Laranjeiras, Teixeira de Freitas, Tremedal, Urandi, Vereda e Vitória da Conquista.
Minas Gerais concentra maior número de cidades
Minas Gerais é o estado com maior número de municípios sob aviso de tempestade e granizo. Entre as cidades atingidas estão Belo Horizonte, Betim, Contagem, Governador Valadares, Ipatinga, Montes Claros, Muriaé, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas, Sete Lagoas, Brumadinho, Paracatu, Unaí, Curvelo, Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Viçosa e dezenas de outras, somando 463 municípios distribuídos por quase todas as regiões do estado.
A lista mineira inclui cidades de diferentes portes e perfis, de áreas urbanas densamente povoadas a municípios rurais, o que amplia o potencial de impactos em infraestrutura, agricultura e serviços essenciais.
Cidades em alerta no Espírito Santo
No Espírito Santo, o aviso do Inmet engloba Afonso Cláudio, Águia Branca, Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.
Municípios em risco no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, o alerta de tempestade e granizo atinge principalmente o Noroeste Fluminense, com impacto previsto para as cidades de Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Italva, Itaperuna, Natividade, Porciúncula, São Francisco de Itabapoana e Varre-Sai.
Cidades afetadas em Goiás
Em Goiás, o Inmet incluiu no alerta municípios do Leste e Sul goiano, entre eles Alvorada do Norte, Buritinópolis, Campo Alegre de Goiás, Catalão, Cristalina, Damianópolis, Davinópolis, Flores de Goiás, Ipameri, Mambaí, Posse, Simolândia e Sítio d’Abadia.