Extra

Inmet emite alerta vermelho para chuva intensa em 84 cidades de Minas Gerais

Aviso de grande perigo vale desta segunda-feira (5), da 0h01 às 23h59, com previsão de chuva acima de 60 mm por hora ou 100 mm ao longo do dia e risco elevado de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos

05/01/2026 às 07:37 por Redação Plox

Oito dezenas de municípios mineiros permanecem em alerta vermelho para chuva intensa nesta segunda-feira (5). Ao todo, 84 cidades de Minas Gerais estão sob aviso de grande perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com validade ao longo de todo o dia.

O comunicado do Inmet passou a valer às 0h01 e segue até 23h59 desta segunda. As áreas mais afetadas são o Vale do Mucuri, o Vale do Rio Doce, o Jequitinhonha e a Zona da Mata.

Inmet emite alerta vermelho para 84 cidades de Minas Gerais

Inmet emite alerta vermelho para 84 cidades de Minas Gerais

Foto: Inmet


Risco de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos

De acordo com o Inmet, a previsão é de chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros ao longo do dia. Os acumulados elevados aumentam de forma significativa o risco de alagamentos de grandes proporções, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, sobretudo em áreas mais vulneráveis.

Cidades sob alerta vermelho em Minas Gerais

Estão incluídas no alerta vermelho de chuva intensa as seguintes cidades de Minas Gerais:

Águas Formosas, Aimorés, Almenara, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Alvarenga, Ataléia, Bertópolis, Caiana, Campanário, Caparaó, Caraí, Caratinga, Carlos Chagas, Catuji, Central de Minas, Chalé, Conceição de Ipanema, Conselheiro Pena, Crisólita, Cuparaque, Divino das Laranjeiras, Durandé, Espera Feliz, Felisburgo, Frei Gaspar, Fronteira dos Vales, Galiléia, Goiabeira, Governador Valadares, Inhapim, Ipanema, Itabirinha, Itambacuri, Itanhomi, Itueta, Jacinto, Jampruca, Jequitinhonha, Joaíma, Lajinha, Luisburgo, Machacalis, Manhuaçu, Manhumirim, Mantena, Martins Soares, Mendes Pimentel, Monte Formoso, Mutum, Nanuque, Nova Belém, Nova Módica, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Palmópolis, Pavão, Pescador, Pocrane, Ponto dos Volantes, Reduto, Resplendor, Rio do Prado, Rubim, Salto da Divisa, Santa Bárbara do Leste, Santa Helena de Minas e Santa Maria do S.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a