Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Esportes
Ipatinga abre inscrições para capacitação gratuita do projeto Container do Esporte
Formação para profissionais e estudantes de Educação Física será realizada de 12 a 16 de janeiro de 2026, na Praça do Bom Jardim, com foco em mini modalidades esportivas e certificação
05/01/2026 às 16:00por Redação Plox
05/01/2026 às 16:00
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Profissionais e estudantes de Educação Física de Ipatinga ainda podem se inscrever para a capacitação gratuita oferecida pelo projeto Container do Esporte, em parceria com a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel).
Foto: Divulgação
A formação será realizada de 12 a 16 de janeiro de 2026, no período da manhã, das 8h às 12h, no bairro Bom Jardim. A programação abrange cinco mini modalidades esportivas e garante certificação aos participantes ao final do curso.
Foto: Divulgação
Capacitação com foco em formação técnica e atuação prática
Viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), a iniciativa é realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC), com patrocínio da Vale e apoio da administração municipal.
O projeto trabalha com cinco mini modalidades esportivas: atletismo, badminton, voleibol, handebol e tênis. As atividades e a instalação do container serão realizadas na Praça do Bom Jardim, na avenida das Flores.
Foto: Divulgação
A qualificação será conduzida por profissionais experientes na área, com atuação em cenários nacionais e internacionais, incluindo passagens por seleções brasileiras, o que assegura um conteúdo de alto nível técnico. Todos os participantes receberão certificado ao término da formação.
Foto: Divulgação
Formação de equipes locais para atendimento contínuo
Durante a capacitação, professores e estagiários serão preparados para atuar diretamente no desenvolvimento esportivo de crianças e adolescentes do município. Ao final do treinamento, serão selecionados dois professores e dois estagiários que, com o apoio da coordenação pedagógica, ficarão responsáveis por ministrar as atividades ao longo dos três meses em que o Container do Esporte permanecerá na localidade.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira, ressalta a importância da adesão dos profissionais da área, destacando que se trata de uma oportunidade de atualização, crescimento profissional e possibilidade de atuação direta no projeto, com formação gratuita e certificada.
Foto: Divulgação
Como se inscrever na formação gratuita
Os interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp (21) 99402-3642, falando com Ariel Almeida. É necessário enviar mensagem informando o interesse em participar da formação gratuita e se a pessoa é formada ou está cursando Educação Física.
Após o primeiro contato, serão encaminhados a ficha de inscrição e a lista de documentos necessários. As vagas são limitadas.
Foto: Divulgação
Esporte, sustentabilidade e desenvolvimento social
O Container do Esporte é um projeto que integra esporte, sustentabilidade e desenvolvimento social. A proposta inclui a capacitação de professores e estagiários de Educação Física e a oferta de atividades esportivas para crianças e adolescentes da comunidade.
O espaço conta com práticas ambientais sustentáveis, como sistemas de energia solar e eólica, além de uma parede verde cultivada pelas próprias crianças participantes, reforçando o caráter educativo e socioambiental do projeto.