Extra

Rodízio de veículos em São Paulo segue suspenso até sexta-feira (9)

Motoristas podem circular sem restrição por final de placa até o dia 9; rodízio de caminhões, ZMRC e ZMRF continuam valendo na capital paulista

05/01/2026 às 08:08 por Redação Plox

O rodízio municipal de veículos para automóveis na cidade de São Paulo segue suspenso desde 22 de dezembro, em razão do menor fluxo de carros típico do período de festas de fim de ano, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

A suspensão vale até a próxima sexta-feira (9). Até essa data, motoristas podem circular livremente pela capital, sem restrição relacionada ao final da placa. A partir de segunda-feira (12), a Operação Horário de Pico será retomada normalmente.

A Prefeitura de São Paulo reforça que continuam valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições em vigor na cidade.

A Prefeitura de São Paulo reforça que continuam valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições em vigor na cidade.

Foto: Reprodução / Agência Brasil.

Rodízio de caminhões e outras restrições seguem em vigor

A Prefeitura de São Paulo reforça que o rodízio de placas para veículos pesados, como caminhões, continua valendo normalmente, assim como as demais restrições ativas na cidade.

Permanecem em vigor a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF), que limitam a circulação de veículos de carga e de fretamento em áreas específicas da capital.

Como funciona a Operação Horário de Pico

A chamada Operação Horário de Pico, que corresponde ao rodízio municipal de veículos, restringe a circulação no Anel Viário da capital em dois períodos: das 7h às 10h, pela manhã, e das 17h às 20h, no fim da tarde.


Durante o rodízio, os veículos ficam proibidos de circular no Centro Expandido, área que abrange as vias que delimitam o chamado Minianel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros; avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’ Escragnolle Taunay; Complexo Viário Maria Maluf; avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias; Viaduto Grande São Paulo; e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Penalidades para quem desrespeitar o rodízio

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, desrespeitar o rodízio é infração média, punida com multa de R$ 130,16 e inclusão de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para informações sobre trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, os motoristas podem entrar em contato com a Prefeitura pelo canal SP 156.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a