Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Curso de recuperação de áreas degradadas é realizado em Santana do Paraíso

    O objetivo do curso foi de difundir o conhecimento necessário para conter um problema que é muito presente em nossa região

    Por Plox

    05/02/2019 13h13 - Atualizado há quase 5 anos

    A Prefeitura de Santana do Paraíso realizou nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, o curso de recuperação de áreas degradadas. O local escolhido para a realização do curso, localizado no bairro Industrial, é responsável por proteger a nascente do córrego Garrafa que é fortemente impactado por um longo histórico de degradação ambiental.

     

    Entre os onze participantes do curso, estiveram produtores rurais, funcionários da Secretaria de Obras e estudantes.

    Durante o curso, foram apresentados alguns conceitos básicos do ciclo hidrológico e da formação das erosões, além de técnicas que buscam minimizar e reduzir seus impactos.

    www(Foto: divulgação/ PMSP)

    O local em que ocorreu o curso é cercado por morros que receberam o plantio de mudas nativas e frutíferas, além de terraços em nível. O terraceamento é uma técnica milenar que tem como objetivo impedir o escoamento superficial da água, fazendo com que ao invés de escoar, a água fique retida nestes terraços e venham posteriormente a infiltrar. Estes terraços terão impactos diretos sobre a quantidade de água que sai da nascente, uma vez que haverá maior disponibilidade de água no lençol freático que a abastece.

    ww(Foto: divulgação/ PMSP)

    O objetivo do curso foi de difundir o conhecimento necessário para conter um problema que é muito presente em nossa região:

    AS EROSÕES

    As erosões são crateras formadas pelo escoamento superficial de água nas encostas e morros, elas podem inviabilizar qualquer propriedade rural, visto que o arraste do solo fértil faz com que nada se consiga produzir na terra, além de que elas deixam “buracos” que não permitem a construção de moradias e nem de estradas.

     

    As técnicas que foram apresentadas possuem um custo relativamente baixo e podem apresentar resultados incríveis. Dentre as técnicas apresentadas estão:

     

    Construção de terraços em nível: Esta técnica consiste na abertura de valas no sentido horizontal nas encostas, no qual toda a água que iria escoar pelo terreno vai ficando retida nos terraços e tende a infiltrar.

     

    Construção de Caixas Secas (Barraginhas): Consiste na escavação de uma “piscina” no qual a água da chuva irá parar e infiltrar.

     

    Paliçadas ou Rip-Rap: Esta técnica é utilizada em locais que a erosão já se faz muito presente, no caminho da água é construído uma barreira de bambus ou sacos de linha com terra, que tem como objetivo impedir a água de escoar a carregar porções de solo.

    Plantio de mudas em nível: O plantio de mudas nativas sempre foi e sempre será uma ótima técnica para conservação de água e de solo, pois as arvores auxiliam no processo de quebra da força de escoamento da água e ainda auxiliam no processo de infiltração da água no solo.

    w(Foto: divulgação/ PMSP)

     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]