Ipatinga

economia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Bolsonaro avalia possibilidade de ICMS fixo para combustíveis

    O presidente afirmou que irá realizar um estudo para verificar a viabilidade jurídica para fazer com que o ICSM incida sobre o preço do combustível nas refinarias ou para definir um valor fixo para o álcool, gasolina e diesel

    Por Plox

    05/02/2021 18h17 - Atualizado há 10 meses

    Em reunião com ministros, com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e com representantes de motoristas e caminhoneiros, o presidente Jair Bolsonaro tratou sobre a disparada dos preços de combustíveis no país. Após o encontro, os participantes fizeram um pronunciamento e responderam perguntas da imprensa na manhã desta sexta-feira (5), no Palácio do Planalto em Brasília-DF.

    O presidente afirmou que irá realizar um estudo para verificar a viabilidade jurídica para fazer com que o ICMS (imposto estadual cobrado sobre venda de produtos) incida sobre o preço do combustível nas refinarias ou para definir um valor fixo para o álcool, gasolina e diesel.  “Quem vai definir esse porcentual ou esse valor fixo serão as respectivas Assembleias Legislativas ”, disse. 

    Jair Bolsonaro ainda agradeceu aos motoristas e caminhoneiros que não aderiram à greve e afirmou a boa intenção do Governo em analisar outras medidas para resolver o problema da categoria. “A política energética brasileira interessa a todos, não só aos caminhoneiros. Nosso respeito com eles é enorme”, afirmou. 

    Na entrevista, Bolsonaro afirmou ainda que o governo não fará interferência na gestão dos preços de combustíveis da Petrobras. "Interferência na Petrobras existia em um passado bem próximo, quando havia indicações de diretores. E nós conhecemos o Petrolão. Nossa política, sim, é de não interferir. Tanto é que o ministro das Minas e Energia indicou Castello Branco para a Petrobras e ele teve liberdade para escolher seus diretores”, explicou. 

    Veja abaixo como é a composição do preço do diesel de acordo com a Petrobras:

    9%: Distribuição e Revenda

    7%: Custo Biodiesel

    16%: ICMS

    13%: CIDE e PIS/PASEP e COFINS

    55%: Realização Petrobras

    Veja abaixo como é a composição do preço da gasolina de acordo com a Petrobras:

    12%: Distribuição e Revenda

    11%: Custo Etanol Anidro

    29%: ICMS

    16%: CIDE e PIS/PASEP e COFINS

    32%: Realização Petrobras

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]