Bolsonaro avalia possibilidade de ICMS fixo para combustíveis
O presidente afirmou que irá realizar um estudo para verificar a viabilidade jurídica para fazer com que o ICSM incida sobre o preço do combustível nas refinarias ou para definir um valor fixo para o álcool, gasolina e diesel
Por Plox
05/02/2021 15h17 - Atualizado há mais de 4 anos
Em reunião com ministros, com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e com representantes de motoristas e caminhoneiros, o presidente Jair Bolsonaro tratou sobre a disparada dos preços de combustíveis no país. Após o encontro, os participantes fizeram um pronunciamento e responderam perguntas da imprensa na manhã desta sexta-feira (5), no Palácio do Planalto em Brasília-DF.
O presidente afirmou que irá realizar um estudo para verificar a viabilidade jurídica para fazer com que o ICMS (imposto estadual cobrado sobre venda de produtos) incida sobre o preço do combustível nas refinarias ou para definir um valor fixo para o álcool, gasolina e diesel. “Quem vai definir esse porcentual ou esse valor fixo serão as respectivas Assembleias Legislativas ”, disse.
Jair Bolsonaro ainda agradeceu aos motoristas e caminhoneiros que não aderiram à greve e afirmou a boa intenção do Governo em analisar outras medidas para resolver o problema da categoria. “A política energética brasileira interessa a todos, não só aos caminhoneiros. Nosso respeito com eles é enorme”, afirmou.
Na entrevista, Bolsonaro afirmou ainda que o governo não fará interferência na gestão dos preços de combustíveis da Petrobras. "Interferência na Petrobras existia em um passado bem próximo, quando havia indicações de diretores. E nós conhecemos o Petrolão. Nossa política, sim, é de não interferir. Tanto é que o ministro das Minas e Energia indicou Castello Branco para a Petrobras e ele teve liberdade para escolher seus diretores”, explicou.
Veja abaixo como é a composição do preço do diesel de acordo com a Petrobras:
9%: Distribuição e Revenda
7%: Custo Biodiesel
16%: ICMS
13%: CIDE e PIS/PASEP e COFINS
55%: Realização Petrobras
Veja abaixo como é a composição do preço da gasolina de acordo com a Petrobras:
12%: Distribuição e Revenda
11%: Custo Etanol Anidro
29%: ICMS
16%: CIDE e PIS/PASEP e COFINS
32%: Realização Petrobras