Vale testa nova frota do Trem de Passageiros entre Minas e Espírito Santo

Com 34 novos vagões, operação assistida começa nesta semana para aprimorar experiência dos usuários

Por Plox

05/02/2025 15h14 - Atualizado há cerca de 2 meses

A Vale dará início, nesta semana, à operação assistida da nova frota do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Com 34 novos vagões, os testes serão realizados no trajeto regular, de forma intercalada com a frota atual, permitindo avaliar a performance operacional e aprimorar a experiência dos passageiros. Veja os detalhes na Live.

Tecnologia e conforto para os passageiros

De acordo com João Falcão, diretor da EFVM, a nova frota representa um avanço na operação ferroviária da Vale, mantendo conforto e segurança para os usuários. "Os novos carros mantêm os recursos de conforto e segurança. Os testes sem passageiros começaram no último ano e, agora, faremos essas viagens para concluir a entrega do novo trem com escuta à sociedade", afirmou.

A nova composição contará com classes executiva e econômica, serviço de alimentação e acessibilidade, incluindo elevador e espaços exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida. Os novos vagões foram projetados para elevar os padrões de segurança e comodidade na viagem.

Foto: Vale

Expansão das viagens a partir de 2026

A Vale já estuda a ampliação das viagens nos períodos de alta temporada, prevista para começar em 2026. O formato dessa operação, incluindo horários e pontos de parada, está sendo definido.

A única ferrovia de longa distância com operação diária

A Estrada de Ferro Vitória a Minas é a única ferrovia no Brasil a operar um trem de passageiros de longa distância diariamente. O trajeto de 664 km, que liga Minas Gerais ao Espírito Santo, tem duração de aproximadamente 13 horas e meia.

Os trens oferecem espaços acessíveis, climatização, tomadas para dispositivos eletrônicos, monitores de vídeo e detectores de fumaça. A EFVM também se destaca pela segurança e responsabilidade ambiental, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Destaques