Venda de veículos cresce em Minas Gerais e supera 38 mil emplacamentos em janeiro

Setor automotivo registra alta de 7% em relação a janeiro de 2024, com destaque para automóveis e comerciais leves.

Por Plox

05/02/2025 08h40 - Atualizado há cerca de 1 mês

Minas Gerais começou 2025 com alta nas vendas de veículos. No primeiro mês do ano, foram registrados mais de 38 mil emplacamentos, um aumento de aproximadamente 7% em relação a janeiro do ano passado.

Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

O destaque ficou para a categoria de automóveis e comerciais leves, que somou quase 24 mil unidades vendidas, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Confiança do consumidor em queda

Apesar do aquecimento no setor automotivo, o Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC-BH) apresentou uma queda significativa de 6,91% em janeiro. No acumulado dos últimos doze meses, a retração já chega a 4,85%.

Todos os seis componentes do índice registraram variação negativa, com a maior queda na percepção da inflação (-18,41%). Outros fatores que contribuíram para a baixa foram a percepção sobre o emprego (-15,65%), a intenção de compra (-4,09%) e a situação financeira das famílias em relação ao passado (-3,88%).

Debate sobre crédito consignado para CLTs

Em meio ao cenário econômico desafiador, o governo federal avalia a criação de uma plataforma que possibilitaria o crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada (CLT). A proposta, no entanto, gera controvérsias entre especialistas, que alertam para o risco de endividamento excessivo em um momento de juros elevados

Destaques