Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Vereador invade UBS em Minas e paciente morre após tumulto na sala de emergência

Wladimir Canuto alegou fiscalizar atendimento, mas ação foi classificada como "vil e ardilosa" pela prefeitura

06/02/2025 às 02:08 por Redação Plox

Uma invasão à sala vermelha de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Felício dos Santos, na Região Central de Minas Gerais, terminou com a morte de um paciente cardíaco em estado grave. O responsável pelo episódio foi o vereador Wladimir Canuto (Avante), que afirmou estar no local para fiscalizar atrasos no atendimento. O caso ocorreu na última segunda-feira (3) e gerou forte repercussão na cidade.

Reprodução/ Redes sociais

Tumulto na emergência e morte do paciente

No momento da invasão, a vítima estava sendo atendida com um quadro de parada cardiorrespiratória dentro da sala vermelha, espaço destinado a emergências graves. Segundo relatos de profissionais da unidade, o vereador teria causado desestabilização na equipe médica, comprometendo o monitoramento do paciente.

A Prefeitura de Felício dos Santos divulgou nota classificando a atitude de Canuto como "vil e ardilosa", além de considerar a invasão "abrupta e injustificada". O caso resultou em um boletim de ocorrência contra o político.

Justificativa do vereador

Após o ocorrido, Wladimir Canuto gravou um vídeo de 12 minutos nas redes sociais explicando sua versão dos fatos. Ele afirmou que foi à UBS após receber reclamações de pacientes sobre a demora no atendimento.

"Cheguei por volta de 16h30 e encontrei várias pessoas esperando desde as 14h. Entre elas, uma senhora chorando de dor na coluna e uma jovem especial em situação delicada", declarou.

Segundo Canuto, ele inicialmente questionou a recepcionista sobre a demora e foi informado de que os dois médicos da unidade estavam atendendo emergências. O vereador, então, entrou no setor interno da UBS alegando que tinha o direito de fiscalizar os serviços públicos.

Conflito com equipe médica

Ao entrar no local, Canuto flagrou um médico sentado mexendo no celular e o acusou de estar no WhatsApp. No entanto, segundo o boletim de ocorrência, o profissional informou que estava usando o sistema PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão) para fazer prescrições médicas.

Em seguida, o vereador seguiu até a sala vermelha, onde abriu a porta em meio ao atendimento crítico do paciente. “Eu simplesmente abri a porta, não entrei. Perguntei se tinha médico lá dentro, e a médica respondeu que sim. Então, fechei a porta e saí”, afirmou.

Funcionários da UBS contestam essa versão e relataram que Canuto bateu na mão de uma profissional que tentava impedir a invasão. Além disso, médicos afirmaram que o vereador agiu com arrogância e desleixo em relação ao estado do paciente, o que comprometeu a assistência.

O homem atendido na sala vermelha morreu às 17h50, conforme consta na certidão de óbito.

Repercussão e posicionamento de Canuto

Após a morte do paciente, os profissionais da UBS tentaram chamar Wladimir Canuto para uma conversa a fim de esclarecer os procedimentos adotados e justificar a demora nos atendimentos. No entanto, o vereador deixou o local antes disso. A Polícia Militar realizou buscas por ele, mas não conseguiu localizá-lo.

Em entrevista à Itatiaia, Canuto se defendeu das acusações e disse ser alvo de perseguição política. “Sou o único vereador de oposição na cidade. São oito vereadores e o prefeito contra mim”, alegou.

Compartilhar a notícia

Veja também
GERAL

Ajudôu e Emalto entregam uniformes gratuitos para alunos de projeto de futebol em Timóteo

Cerimônia reforça inclusão social e celebra avanços no esporte para crianças e adolescentes.

Foto: Matheus Valadares/Plox
GERAL

Obra do viaduto em Coronel Fabriciano deve ser entregue com atraso

Em relação ao custo da obra, a prefeitura fez questão de salientar que não houve nenhum gasto a mais em “relação ao orçamento inicial previsto, de R$ 5,3 milhões, sendo parte em recursos próprios do município”

Certidão de Nascimento
GERAL

Projeto permite a pais divorciados atualizar nome nas certidões dos filhos

Hoje essa atualização depende de decisão judicial

australia1-ok.jpg
GERAL

2020 já chegou em alguns países; veja fotos

Nova Zelândia e Austrália celebram o novo ano

para você
Médicas se vestem de princesas para acolher crianças internadas no RJ
SAúDE

Médicas se vestem de princesas para acolher crianças internadas no RJ

Iniciativa no Hospital Getúlio Vargas transforma ambiente hospitalar com fantasia e carinho

Indústrias brasileiras reduzem produção e recorrem a férias coletivas após tarifaço de Trump
ECONOMIA

Indústrias brasileiras reduzem produção e recorrem a férias coletivas após tarifaço de Trump

Setores de madeira, calçados e armamentos enfrentam crise nas exportações e pedem apoio ao governo para evitar cortes de pessoal

Mais de 700 mil estudantes farão simulado de redação do Enem em Minas
EDUCAçãO

Mais de 700 mil estudantes farão simulado de redação do Enem em Minas

Alunos do ensino médio e EJA da rede estadual mineira participam de teste com correção por IA nesta quarta-feira (21)

Sala Mineira de Ipatinga auxilia MEIs na declaração anual gratuita
ECONOMIA

Sala Mineira de Ipatinga auxilia MEIs na declaração anual gratuita

Prazo para envio da DASN-SIMEI está terminando e atendimento é feito sem agendamento, de segunda a sexta-feira, na sede da Prefeitura