Alexandre Silveira diz que aguarda decisão de Lula e volta a defender reeleição em 2026

Em Ipatinga, ministro afirmou que atuará para que o petista chegue a um quarto mandato e sinalizou intenção de disputar vaga no Senado; nome também é citado para o governo de Minas.

05/02/2026 às 13:58 por Redação Plox

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), afirmou que aguarda uma definição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre seu futuro político e voltou a defender publicamente a reeleição de Lula em 2026. A declaração foi dada na manhã desta quinta-feira (5/2), em Ipatinga, durante o evento “Conexões MME – Encontro Nacional de Grandes Compradores da Indústria do Petróleo, Gás e Naval no Vale do Aço”.

Lula ao lado de Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia

Lula ao lado de Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia

Foto: Ricardo Stuckert / PR


Silveira disse que pretende atuar para que Lula chegue ao quarto mandato à frente do Executivo federal e se apresentou como um aliado de primeira hora da continuidade do atual governo.

Já deixei público que serei um militante, um defensor da continuidade do governo do presidente Lula. Portanto, eu esperarei a missão que ele me der, e é essa missão que eu vou cumprir, porque a lealdade e gratidão não se transmitem.

Alexandre Silveira

Disputa eleitoral em aberto em Minas e Senado no horizonte

A intenção de Alexandre Silveira é disputar uma vaga no Senado Federal em 2026, objetivo que já havia buscado em 2022, sem sucesso. O ministro também aparece nas conversas como possível nome para concorrer ao governo de Minas Gerais, em alternativa ao senador Rodrigo Pacheco (PSD), apontado por Lula como preferido para a disputa, mas que ainda não tomou uma decisão.

Questionado, durante o Conexões MME, sobre o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PDT) — também visto como um “plano B” para compor o palanque de Lula em Minas —, Silveira evitou cravar qualquer cenário e reforçou a centralidade do presidente na escolha dos nomes que irão representá-lo no Estado.

Ele reiterou que estará alinhado às decisões do Palácio do Planalto e voltou a exaltar o papel político de Lula, ao destacar que o petista já governa o país pela terceira vez e, segundo ele, deve chegar a um quarto mandato, algo que considera decisivo para a “biografia” do presidente.

Conexões MME mira retomada da indústria naval no Vale do Aço

As declarações foram dadas em coletiva de imprensa durante o Conexões MME, realizado em Ipatinga, no Vale do Aço, com o objetivo de marcar a retomada da indústria naval na região. Promovido pelo Ministério de Minas e Energia, o encontro busca fortalecer a cadeia produtiva, incentivar a inovação industrial e impulsionar o desenvolvimento regional, reconhecendo o peso do Leste de Minas no parque industrial brasileiro.

Segundo a assessoria de Alexandre Silveira, o Conexões MME foi desenhado para aproximar o setor metalmecânico do Vale do Aço de grandes empresas compradoras dos segmentos de óleo, gás natural e indústria naval. A programação, prevista para esta quinta e sexta-feira (6/2), inclui rodadas de negócios com companhias como a Petrobras, com foco em novas receitas e geração de empregos.

Silveira afirmou conhecer de perto a trajetória da indústria do Vale do Aço e o potencial das empresas locais, e enfatizou que o governo federal pretende criar conexões entre a capacidade produtiva da região e as oportunidades abertas por grandes grupos nacionais de petróleo, gás e naval, em busca de investimentos e de um ciclo de crescimento econômico sustentado na região.

Pacote de medidas para reerguer a indústria naval

A agenda em Ipatinga integra o conjunto de políticas do governo voltadas à retomada da indústria naval brasileira e à ampliação da exploração de gás e petróleo. Entre as iniciativas em curso, estão o Programa de Renovação da Frota Naval do Sistema Petrobras, o Programa Mar Aberto — voltado à construção de novas embarcações — e a Política de Depreciação Acelerada, conduzida pelo Ministério de Minas e Energia.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a