Relator da CPMI do INSS diz que comissão não vai “acabar em pizza”
Deputado Alfredo Gaspar afirma que relatório reunirá fatos, indícios e possíveis responsáveis e critica “blindagem” no Congresso
05/02/2026 às 08:51por Redação Plox
05/02/2026 às 08:51
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Nesta quarta-feira (4), o deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), afirmou que o colegiado não irá “acabar em pizza”. Segundo ele, a intenção é apresentar à sociedade brasileira um trabalho sério e consistente.
Alfredo Gaspar, relator da CPMI do INSS
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Relator promete apurar fatos e responsabilizar envolvidos
Em entrevista ao site Poder360, Gaspar disse que seu relatório vai reunir todos os elementos levantados pela CPMI, incluindo fatos, indícios e a identificação de possíveis responsáveis. O deputado também criticou o que chamou de “blindagem generalizada” dentro do Congresso e ressaltou que não pretende compactuar com esse tipo de postura.
Ao reforçar o compromisso com a investigação, o relator destacou que pretende deixar clara, perante a opinião pública, a diferença entre parlamentares comprometidos com o esclarecimento dos acontecimentos e aqueles que atuariam para proteger investigados. Para ele, o trabalho da CPMI precisa evidenciar quem está disposto a enfrentar irregularidades e quem estaria empenhado em blindar suspeitos.
Comissão deve ouvir dono do Banco Master
A agenda da CPMI do INSS prevê, para o dia 19, a oitiva de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. A expectativa é que o depoimento contribua para o esclarecimento de pontos considerados sensíveis pelas investigações em curso na comissão.