Sebrae Minas promove aula inaugural e apresenta educação empreendedora em Jaguaraçu

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Prefeitura apresenta o Programa Nacional de Educação Empreendedora e terá palestra sobre gestão em sala de aula, educação especial e saúde emocional

05/02/2026 às 11:03 por Redação Plox

Nesta quinta-feira (5/2), cerca de 80 educadores da rede municipal de Jaguaraçu, no Leste de Minas, participam de uma Aula Inaugural que marca o início do ano letivo de 2026. Promovida pelo Sebrae Minas em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a ação pretende criar um ambiente acolhedor, inspirador e motivador para os professores da cidade.

ém da programação de abertura, os participantes acompanham uma palestra do professor e consultor da FTD Maristas, Luís Vicente Ferreira, com foco em Gestão em Sala de Aula, Educação Especial e Saúde Emocional.

ém da programação de abertura, os participantes acompanham uma palestra do professor e consultor da FTD Maristas, Luís Vicente Ferreira, com foco em Gestão em Sala de Aula, Educação Especial e Saúde Emocional.

Foto: Divulgação


O encontro será realizado das 13h às 17h, na área da Pitangueira, e é exclusivo para os servidores da educação do município, que devem se inscrever pela plataforma Sympla. Além da programação de abertura, os participantes acompanham uma palestra do professor e consultor da FTD Maristas, Luís Vicente Ferreira, com foco em Gestão em Sala de Aula, Educação Especial e Saúde Emocional.

Educação empreendedora chega à rede municipal

Durante a Aula Inaugural, será apresentada a metodologia do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), do Sebrae Minas, que deverá ser implantado em Jaguaraçu por meio de um convênio entre a instituição e a Prefeitura. A iniciativa insere o município em uma agenda de inovação pedagógica já consolidada em outras cidades do Vale do Aço.

De acordo com a analista do Sebrae Minas, Gabriele Deboni, essa primeira etapa de formação é estratégica para aproximar os educadores do programa, que já mostra resultados positivos na região, considerada referência estadual em educação empreendedora. A proposta é formar estudantes mais preparados para os desafios da vida pessoal, mais conscientes, críticos e engajados, o que tende a se refletir no desenvolvimento social e econômico de Jaguaraçu.

Convênio amplia formação docente e práticas inovadoras

A parceria entre Sebrae Minas e Prefeitura vai beneficiar, inicialmente, três escolas municipais — Coronel Felício Miranda, Joaquim de Araujo Miranda e Teófilo Ferreira da Silva —, além do Centro Educacional Maria Angélica Barros Silva. A proposta é fortalecer a educação básica com o desenvolvimento de competências como criatividade, autonomia, protagonismo, planejamento e resolução de problemas, em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Com a assinatura do convênio, o município passará a receber um conjunto de ações formativas, com destaque para a formação continuada de professores por meio do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Para a secretária municipal de Educação, Eliane Soares, a iniciativa representa um avanço importante para a rede de ensino, ao ampliar as possibilidades de aprendizagem e valorizar o trabalho docente, inserindo a educação empreendedora no cotidiano escolar.

Programa completa uma década com resultados em Minas

Criado em 2013, o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) do Sebrae tem como objetivo difundir a cultura empreendedora em instituições de ensino de todo o país, da educação básica ao ensino superior. No Vale do Aço, o programa vem sendo implantado de forma contínua: Ipatinga foi o primeiro município a aderir, em 2021, seguido por Coronel Fabriciano e Timóteo, em 2022. Desde então, o PNEE atua nas três redes municipais, contribuindo para a melhoria de indicadores educacionais, o engajamento dos estudantes e o fortalecimento das políticas educacionais locais.

Em 2023, ano em que completou dez anos, o PNEE registrou destaque nacional em Minas Gerais, com intensa agenda de mentorias, encontros, formações e feiras do programa. Foram mais de 640 mil alunos atendidos e 58 mil professores capacitados no estado. Apenas no Vale do Aço, o programa já impactou mais de 11.750 docentes e 69.332 estudantes, consolidando-se como uma referência em educação empreendedora na região.

Serviço: Aula Inaugural do PNEE em Jaguaraçu

Aula inaugural do PNEE em Jaguaraçu
Data: 5 de fevereiro
Horário: 13h às 17h
Local: Área da Pitangueira – rua Dezenove de Março
Público: professores da rede municipal de Jaguaraçu
Inscrições: pelo site Sympla

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a