Ponte Rio Grande entre MG e SP será totalmente interditada após trincas em pilar

Ligação entre Conceição das Alagoas e Miguelópolis será bloqueada na noite de quinta (5/2), sem previsão de liberação, por risco à segurança.

05/02/2026 às 08:54 por Redação Plox

A ponte Rio Grande, que cruza o rio de mesmo nome e liga Conceição das Alagoas, em Minas Gerais, a Miguelópolis, no interior de São Paulo, será totalmente interditada na noite desta quinta-feira (5/2), após a identificação de trincas em um dos pilares da estrutura.


Segundo o Departamento Estradas de Rodagem de MG, a ponte apresentou trincas com dimensões que comprometem a segurança dos motoristas

Segundo o Departamento Estradas de Rodagem de MG, a ponte apresentou trincas com dimensões que comprometem a segurança dos motoristas

Foto: Divulgação/ DER-MG

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) já havia restringido o tráfego na ponte a veículos de até quatro toneladas. No entanto, após uma nova vistoria realizada nessa quarta-feira (4/2), o órgão decidiu pela interdição total da passagem, sem previsão de liberação.

Ponte é elo estratégico entre MG e interior de SP

A ponte Rio Grande é considerada um importante eixo de ligação entre a rodovia MG-427 e o estado de São Paulo, garantindo acesso a municípios do interior paulista, como Barretos.

De acordo com profissionais envolvidos na análise da estrutura, as trincas identificadas têm dimensões que podem comprometer a segurança dos usuários, o que levou à adoção da medida mais rígida de bloqueio da via.

O DER-MG está em contato com o Departamento Rodoviário de São Paulo com o objetivo de viabilizar ações para recuperação da estrutura, possibilitando a retomada da circulação de veículos no local

Comunicado do DER-MG

Rotas alternativas para motoristas

Com a interrupção do tráfego na ponte, motoristas que utilizam o trajeto entre Minas Gerais e o interior de São Paulo devem recorrer a caminhos alternativos.

Uma das opções é seguir pela MG-427 até a cidade de Planura, acessar a BR-364 – que passa a se chamar SP-326 ao entrar em território paulista –, seguir até Barretos e, de lá, continuar pela SP-25 até o município de Guaíra.

Outra rota alternativa é pela MG-427 em direção a Uberaba. Dali, o motorista deve seguir pela BR-050 até a cidade de Delta e, após cruzar a divisa entre Minas Gerais e São Paulo, continuar pela SP-330 em direção a Ituverava. Em seguida, o trajeto prossegue pela SP-385 até Miguelópolis.

Sem previsão de liberação do tráfego

Até o momento, não há estimativa para a retomada da circulação de veículos na ponte Rio Grande. Enquanto a estrutura não é recuperada, o departamento de estradas mineiro orienta que os condutores respeitem rigorosamente a interdição e a sinalização instalada no local, a fim de evitar riscos à segurança.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a