Consulta ao abono salarial PIS/Pasep 2026 começa nesta quinta-feira

Trabalhadores podem verificar pelo app da Carteira de Trabalho Digital se têm direito ao benefício referente ao ano-base 2024; pagamentos começam em 16 de fevereiro de 2026

05/02/2026 às 13:33 por Redação Plox

Os trabalhadores já podem consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao abono salarial PIS/Pasep 2026, referente ao ano-base 2024.

Para conferir a situação pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, é preciso seguir alguns passos:


Dinheiro em espécie

Dinheiro em espécie

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Primeiro, verifique se o aplicativo está atualizado. Em seguida, acesse o sistema com o número de CPF e a mesma senha utilizada no portal gov.br. Depois, toque em “Benefícios” e, na sequência, em “Abono Salarial”. A tela seguinte vai informar se o trabalhador está ou não habilitado para receber o benefício.

Trabalhadores do setor privado também podem consultar o status do benefício e a data de pagamento pelos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

Calendário do abono salarial em 2026

O pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2026, referente ao ano-base 2024, começa em 16 de fevereiro. A partir deste ano, o benefício passa a ser pago seguindo um calendário fixo, que define as datas conforme o mês de nascimento do trabalhador.

Os pagamentos de 2026 seguirão esse calendário, com diferentes datas ao longo do ano. Nesta primeira etapa, recebem os trabalhadores nascidos em janeiro.

Os valores ficarão disponíveis para saque até o encerramento do calendário, em 30 de dezembro de 2026.

Quantidade de beneficiados e valor total

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a estimativa é de que 26,9 milhões de trabalhadores sejam beneficiados com o abono salarial em 2026, somando R$ 33,5 bilhões em pagamentos.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a