Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Cleitinho critica regalias em presídio: 'Parece resort para presos'

Senador reage à operação da PF que expôs privilégios em penitenciária de Pernambuco e questiona políticas do governo para ex-detentos

05/03/2025 às 15:56 por Redação Plox

O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) manifestou forte indignação após a divulgação de uma operação da Polícia Federal que revelou um esquema de regalias dentro de um presídio em Pernambuco. Segundo ele, a situação encontrada se assemelha a um 'resort para presos', evidenciando falhas no sistema prisional brasileiro.


 

 

Imagem

Foto: Agência Senado

 


 

A denúncia, exibida pelo programa Fantástico, da TV Globo, revelou que os detentos da unidade carcerária desfrutavam de privilégios há cerca de sete anos. O senador, ao comentar as imagens divulgadas, ressaltou que os presos viviam em um ambiente que permitia festas frequentes, mesmo dentro da penitenciária. ‘Era uma festa atrás da outra, mesmo atrás das grades’, afirmou Cleitinho, questionando se 'compensa ser criminoso' no país.


 

 


 

Diante da repercussão do caso, Cleitinho garantiu que pretende intensificar a fiscalização dos presídios em todo o território nacional. O parlamentar declarou que usará sua posição na Comissão de Segurança do Senado para promover vistorias e identificar possíveis irregularidades em outras unidades prisionais. ‘Eu quero fiscalizar o Brasil inteiro, entrar em qualquer penitenciária que for possível pra ver se tem situações como essa’, afirmou.


 

 


 

Além das críticas à situação em Pernambuco, o senador também se posicionou contra uma proposta do governo federal que visa implementar uma ‘pena justa’. Ele condenou a ideia de conceder auxílio financeiro e cotas em concursos públicos para ex-detentos, argumentando que essas medidas desvalorizam os trabalhadores que não cometeram crimes. ‘O trabalhador não tem direito a auxílio e dinheiro? Vocês querem dar dinheiro pra criminoso?’, questionou.


 

Para Cleitinho, tais políticas podem acabar incentivando a criminalidade, ao transmitir a ideia de que ser preso pode trazer vantagens. Ele defendeu penas mais severas para criminosos, chegando a mencionar prisão perpétua e pena de morte como alternativas viáveis para conter a violência no país.


 

As declarações do senador reacendem o debate sobre as condições do sistema prisional brasileiro e as políticas de ressocialização de detentos. O tema continua sendo amplamente discutido entre autoridades e a sociedade, dividindo opiniões sobre qual caminho o país deve seguir para lidar com a criminalidade e a reinserção de ex-presidiários na sociedade.


 

Compartilhar a notícia

Veja também
Lula deve anunciar Guilherme Boulos como ministro da Secretaria-Geral
POLíTICA

Lula deve anunciar Guilherme Boulos como ministro da Secretaria-Geral

Deputado federal do PSol será oficializado no cargo antes da viagem de Lula à Ásia; mudança marca nova composição no governo.

Após prisão de Collor, petistas preveem detenção de Bolsonaro ainda em 2025
POLíTICA

Após prisão de Collor, petistas preveem detenção de Bolsonaro ainda em 2025

Base de Lula acredita que Alexandre de Moraes não permitirá manobras protelatórias no julgamento sobre tentativa de golpe

Após pedido da defesa, Moraes ordena ao Google que revele autor de minuta de golpe
POLíTICA

Após pedido da defesa, Moraes ordena ao Google que revele autor de minuta de golpe

STF quer identificar quem publicou documento semelhante ao achado na casa de Anderson Torres; perícia também foi solicitada

Gravata de cachorros de Moraes vira destaque em julgamento no STF
POLíTICA

Gravata de cachorros de Moraes vira destaque em julgamento no STF

Acessório luxuoso usado pelo ministro Alexandre de Moraes chama atenção durante condenação de Bolsonaro e aliados