STJ sofre tentativa de ataque cibernético e enfrenta instabilidade
Corte ativou mecanismos de segurança para bloquear acesso de bots
Por Plox
05/03/2025 15h43 - Atualizado há 27 dias
O site do Superior Tribunal de Justiça (STJ) enfrentou instabilidade entre a tarde de terça-feira (4) e a manhã desta quarta-feira (5) após uma tentativa de ataque cibernético. Segundo a corte, criminosos digitais tentaram invadir o sistema, mas os mecanismos de defesa impediram a ação.

Diante da ameaça, o STJ implementou um sistema de validação de acesso conhecido como captcha, que impede que bots interajam com a plataforma e garante que apenas usuários reais consigam acessá-la. Esse processo, embora tenha causado certa lentidão, preservou o funcionamento do portal e seus serviços.
Em nota oficial, o tribunal reforçou que todas as tentativas de invasão foram bloqueadas com sucesso pelas ferramentas de segurança. 'Os sistemas do tribunal não foram derrubados. Para lidar com a situação, como é de praxe, foram ativados mecanismos como a validação de acesso do usuário humano, o que pode causar lentidão, porém sem comprometer o funcionamento do portal e de seus serviços', declarou o STJ.
A medida faz parte de um protocolo de segurança cibernética para evitar que ataques comprometam a integridade dos serviços digitais da Justiça, protegendo dados sensíveis e garantindo a continuidade das atividades do tribunal.