Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Trump ameaça impor novas tarifas ao Brasil e outros países a partir de abril

Presidente dos EUA critica falta de reciprocidade comercial e promete medidas

05/03/2025 às 13:24 por Redação Plox

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que pretende impor novas tarifas sobre produtos importados de diversos países, incluindo o Brasil, a partir do dia 2 de abril. Em discurso, ele afirmou que outras nações vêm aplicando taxas elevadas sobre produtos americanos há décadas e que chegou a hora dos EUA responderem com medidas semelhantes.

“Outros países usaram tarifas contra nós por décadas e agora é nossa vez de começar a usá-las contra esses outros países. Em média, a União Europeia, China, Brasil, Índia, México e Canadá cobram tarifas tremendamente mais altas do que cobramos deles. É muito injusto”, declarou Trump.

X Donald Trump  Isac Nóbrega/PR

Críticas às tarifas de outros países

O presidente dos EUA citou alguns exemplos de tarifas que considera desproporcionais. Segundo ele, a Índia impõe taxas acima de 100% sobre automóveis americanos, enquanto a China tem tarifas médias que são o dobro das cobradas pelos EUA. Além disso, mencionou que a Coreia do Sul tributa produtos dos Estados Unidos em um percentual quatro vezes maior do que o inverso.

Trump também criticou o que chamou de "injustiças" no comércio global, mencionando que os EUA fornecem ajuda militar a países como a Coreia do Sul, mas não recebem um tratamento justo nas relações comerciais.

Implementação das novas tarifas

O líder americano confirmou que a aplicação das tarifas começará em abril e fez uma observação bem-humorada sobre a escolha da data. "Eu queria fazer isso a partir do dia 1º de abril, mas não queria ser acusado de Dia da Mentira. Esse dia a mais nos custou muito dinheiro", afirmou.

Trump explicou que as novas tarifas serão "totalmente recíprocas", ou seja, os EUA irão impor aos outros países taxas equivalentes às que são aplicadas sobre seus produtos. "Se eles fazem tarifas não monetárias para nos manter fora do mercado, então faremos barreiras monetárias para mantê-los fora do nosso mercado. Eles nem nos permitem em seu mercado", concluiu.

A medida pode impactar as exportações brasileiras para os Estados Unidos, especialmente em setores como o agronegócio e a indústria. O governo brasileiro ainda não se pronunciou oficialmente sobre a declaração de Trump.

Compartilhar a notícia

Veja também
galão
GERAL

Jovem tenta encher galão de 20 litros com refrigerante do Burguer King

Lanchonete chama atenção nas redes sociais

casado.jpg
GERAL

Homem casado morre durante sexo em viagem de negócios e Justiça condena empresa

A viúva e os filhos receberão 80% do salário que ele ganhava até que eles atinjam a idade mínima para se aposentarem

carro
GERAL

Carro mais seguro do mundo pega fogo e motorista "desfila" com veículo

Carcaça de luxo perambula por capitais brasileiras

GERAL

Prefeitura afasta funcionários flagrados em relação sexual em escola de MG

A prefeitura tomou a decisão depois que o conteúdo viralizou nas redes sociais, causando indignação entre pais e a comunidade.

para você
Ipatinga F.C. anuncia retorno do goleiro Elisson
ESPORTES

Ipatinga F.C. anuncia retorno do goleiro Elisson

Esta será a segunda passagem do goleiro pelo clube do Vale do Aço

voleiACE.jpeg
ESPORTES

Timóteo terá time de vôlei disputando a Superliga C

O projeto também envolve a criação de uma escolinha de voleibol, tanto no clube, como também para ser replicada nas comunidades, em parceria com o poder público

Professores da UEMG fazem paralisação por melhores condições e salários
EDUCAçãO

Professores da UEMG fazem paralisação por melhores condições e salários

Docentes protestam contra defasagem salarial, falta de infraestrutura e cortes previstos com Regime de Recuperação Fiscal em Minas

cenibra
EMPREGO

Cenibra contrata jovens aprendizes para o meio rural

Haverá vagas extensivas para pessoas com deficiência.