Ipatinga

política

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Rádio Inconfidência AM será extinta pelo governo mineiro

    A informação foi confirmada pelo secretário de Turismo e Cultura, Marcelo Matte, e gera apreensão nos servidores, que temem demissões

    Por Plox

    05/04/2019 16h14 - Atualizado há mais de 2 anos

    Fundada em 1936, a Rádio Inconfidência frequência AM está com os dias contados. Ela será extinta pelo governo de Minas, como afirmou o secretário da Cultura, Marcelo Matte, nessa quinta-feira, 4 de abril. Há o receio de que funcionários concursados possam perder seus cargos. Conforme informação do Sindicato dos Jornalistas, as dispensas poderiam atingir um terço dos trabalhadores, possibilidade ainda não comentada pelo governo mineiro.

    A situação do veículo está na pauta de duas reuniões hoje, 5, segundo informou o sindicato. O secretário da Cultura declarou: “Num prazo adequado, com planejamento, cuidado, preservando conteúdos relevantes, terá de ser extinta como todas as grandes redes de rádio já fizeram. Abandonaram a faixa AM porque isso é uma imposição legal”.


     Rádio Inconfidência (foto: Filarmônica de MG/Divulgação)

    Para Sindicato dos Jornalistas, as dispensas poderiam atingir um terço dos trabalhadores: Foto: Filarmônica de Minas Gerais/Divulgação

     

    Paulo Brant, vice governador, disse em evento que todos os equipamentos culturais do estado serão mantidos e melhorados.

    Grande parte dos funcionários da rádio estão na emissora AM. De acordo com informações, ainda a serem confirmadas pelo Plox, a migração de empregados para a AM se deu em governos anteriores, que tinha a intenção de colocar comissionados na lacuna deixada por eles na FM.

    Criação

    A rádio foi criada em 3 de setembro de 1936, com a função de integrar o estado de Minas Gerais. Inicialmente se apresentando apenas como “PRI-3”, a Rádio adotou, na sequência, o primeiro slogan: “A voz de Minas para toda a América”. Atualmente, é descrita como “O gigante no ar”.

    Atualizada às 14h32

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]