Ipatinga

famosos

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Tratamento feito por Paulo Gustavo custa R$ 30 mil

    ECMO foi barrado pelo SUS, de acordo com a médica Ludhmila Hajjar

    Por Plox

    05/04/2021 13h29 - Atualizado há 7 meses

    O tratamento ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) feito pelo ator Paulo Gustavo, infectado com Covid-19, custa R$ 30 mil e foi barrado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em 2015, de acordo com a médica Ludhmila Hajjar.

    A ECMO trabalha como um coração artificial e um pulmão artificial, em que o sangue é retirado e bombeado para fora, realizando artificialmente a função de um pulmão.

    "Tem dois objetivos, oxigenar e eliminar o gás carbônico do sangue e gerar repouso adequado ao paciente para que a gente recupere o pulmão”, explicou Ludhmila.

    A médica enfatizou que não se consegue fazer ECMO em alta escala no SUS. “Muita gente não tem a chance de ser tratado numa ótima estrutura, como Paulo Gustavo, nem tem chance de ter a ECMO, dispositivo relativamente caro".

    "Sempre se pondera muito o custo, a efetividade, o momento que o país está passando e a economia. Hoje, eu diria que boa parte das vidas que estão sendo salvas no Brasil se devem a esse dispositivo", frisou a médica.

    Paulo Gustavo

    O ator e comediante teve piora em seu quadro de saúde e iniciou o novo tratamento na sexta-feira (02). O ator está internado desde o dia 13 de março, após ser diagnosticado com Covid-19.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]