Atual campeão, Flamengo estreia com derrota na Libertadores 2023

Time saiu na frente, mas sofreu a virada do Aucas, do Equador

Por Plox

05/04/2023 22h31 - Atualizado há cerca de 1 ano

Na noite desta quarta-feira (5), o Flamengo, atual campeão da Copa Libertadores da América, viu sua série de 14 jogos de invencibilidade fora de casa na competição ser quebrada, após ser derrotado pelo Aucas por 2 a 1 no Estádio Gonzalo Pozo, em Quito, no Equador. A partida, que marcou a estreia das equipes na competição continental, teve Matheus França como destaque ao marcar o gol rubro-negro.

Com um time bastante modificado, o Flamengo iniciou o jogo buscando o controle no campo ofensivo. Aucas teve a primeira chance aos 10', quando Otero cobrou uma falta direto para o gol. O goleiro Santos espalmou a bola com a ponta dos dedos, e a bola acabou atingindo o travessão.

Flamengo saiu na frente. Foto: Marcelo Cortes / CRF

 

O Mengão começou a ameaçar aos 22', quando Victor Hugo encontrou Everton Ribeiro na área. Após um corta-luz, Gabi girou e chutou, mas o goleiro adversário defendeu. Aos 33', Marinho tentou um chute de fora da área, mas a bola passou por cima do gol.

No entanto, o Flamengo abriu o placar no final do primeiro tempo com um belo gol de Matheus França. O jogador driblou dois marcadores, invadiu a área e superou mais um defensor antes de finalizar rasteiro para o fundo da rede, levando o time rubro-negro para o intervalo em vantagem.

O segundo tempo viu um Aucas renovado, pressionando a saída de bola do Flamengo. A equipe equatoriana empatou aos 12', com um gol de Eryc Castillo, que driblou a marcação e chutou rasteiro no canto direito de Santos. Diante do empate, o técnico Vitor Pereira promoveu três substituições, colocando Gerson, Ayrton Lucas e Varela em campo.

Flamengo sofreu a virada, jogando fora de casa. Foto: Marcelo Cortes / CRF

 

Aos 20', o Aucas chegou a marcar o segundo gol, mas o árbitro anulou após consultar o VAR e identificar uma falta de Eryc Castillo em Varela. Porém, aos 39', o Aucas conseguiu a virada com um gol de Ordoñez, que tocou por cima do goleiro Santos em um rápido contra-ataque.

O Flamengo buscou o empate nos minutos finais, e aos 42', Gabi cabeceou com perigo após cruzamento de Varela, mas o goleiro adversário evitou o gol, colocando a bola para escanteio. A equipe rubro-negra lutou até o último minuto, mas acabou derrotada em Quito, encerrando sua invencibilidade na Libertadores.

Destaques