Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Freezers comprados pelo Governo de MG podem armazenar 200 mil doses da Pfizer

    Minas adquiriu dois ultra freezers e espera a doação de outras nove unidades, mas ainda não se sabe quais cidades vão receber os equipamentos

    Por Plox

    05/05/2021 10h19 - Atualizado há 6 meses

    As primeiras 50 mil doses da vacina contra a Covid da Pfizer que chegaram ao Estado serão armazenadas em freezers disponibilizados pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mas como será o armazenamento da vacina norte-americana, quando o Ministério da Saúde puder enviar remessas maiores?

    De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foram adquiridos para a Central Estadual de Rede de Frio de Minas Gerais dois ultras freezers, ao custo de cerca de R$ 80 mil.

    Vacina da Pfizer tem eficácia de 95%  Foto: SEBASTIEN BOZON / AFP
    Vacina da Pfizer tem eficácia de 95%Foto: SEBASTIEN BOZON / AFP

     

    Esses equipamentos podem armazenar 100 mil doses cada, com refrigeração de -80ºC a -56ºC, já que a vacina da Pfizer tem validade de seis meses quando está em temperatura de - 75°C.

    A secretaria informou que aguarda a chegada de outros nove ultra freezers a serem doados pelo Ministério da Saúde, sendo seis com capacidade de 600 mil litros e outros três com capacidade para 800 mil litros. Ainda não estão definidas quais são as cidades que irão abrigar os equipamentos.

    “Ainda serão realizadas definições acerca da localização dos ultra freezers no estado, a partir da eventual chegada de novas doses que necessitem de acondicionamento especial (ultra-baixa temperatura). O primeiro lote contendo 50.310 doses da Pfizer para Minas Gerais foi enviado à Rede de Frio do município de Belo Horizonte, responsável pelo acondicionamento das doses, seguindo as determinações do Ministério da Saúde para que os referidos imunizantes servissem, inicialmente, às capitais do país”, explicou a SES-MG.

    A secretaria diz ainda que “à medida que houver necessidade para armazenamento de doses de vacinas, novos investimentos podem ser realizados pela gestão estadual”.

    Expectativa

    De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um novo contrato com a fabricante dos Estados Unidos deve ser fechado em breve. A intenção é que o Brasil receba, até o fim do ano, 200 milhões de doses do imunizante. Se o ministério considerar a proporção populacional no envio aos estados, Minas poderá receber 20 milhões de vacinas da Pfizer – por concentrar 10% da população brasileira.

    Importante reforçar que a vacina norte-americana não precisa ser acondicionada em um super freezer o tempo todo. Quando armazenada em um equipamento com com temperatura entre -25°C e -15°C, ela tem validade de 14 dias.

    Desenvolvida a partir de uma tecnologia extremamente nova, a partir do RNA mensageiro, a vacina da Pfizer tem eficácia de 95%. 

    Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/freezers-comprados-pelo-governo-de-mg-podem-armazenar-200-mil-doses-da-pfizer-1.2480947
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]