"Imunidade de rebanho é um erro", afirma ex-ministro Nelson Teich
Ele disse que a vacinação é a solução
Por Plox
05/05/2021 16h29 - Atualizado há cerca de 4 anos
Em depoimento à CPI da Pandemia, nesta quarta-feira (5), o ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou que a estratégia de imunidade de rebanho é um erro e que a vacinação é a solução.
"Imunidade de rebanho é um erro. Imunidade você vai ter através da vacina e não de pessoas infectadas. Imunidade através de infecções é um erro", disse.
De acordo com a teoria, a imunidade de rebanho prevê que a imunidade após um grande número de pessoas se infectaram pela doença. Alguns parlamentares acreditam que o presidente tenha investido nessa opção.
Porém, o ex-ministro afirmou que a possibilidade de imunidade de rebanho nunca chegou a entrar em pauta. “Na minha época, isso nunca foi colocado e nunca foi discutido como uma estratégia. Isso eu posso garantir”, disse.
"A impressão que eu tenho era que era alguma coisa nesse sentido, o principal convencimento, mas eu não posso afirmar, tem que perguntar a quem de direito", continuou o ex-ministro.

Ao ser questionado, Teich também falou sobre os médicos que prescrevem cloroquina. “Em relação à parte ética, essas pessoas acreditam no que estão fazendo, mas a minha impressão é que a prescrição é inadequada. Na minha opinião seria mais uma questão em relação à competência do que uma coisa criminal", disse.
CPI
A CPI foi instaurada para apurar ações e possíveis omissões do governo federal durante a pandemia da covid-19. Os repasses da União feitos para estados e municípios também estão na mira dos parlamentares.