educação

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Ipatinga estabelece controle de segurança no retorno às aulas

    Secretaria de Saúde fará levantamento epidemiológico a cada 15 dias para avaliar os índices de contaminação no município e orientar taxa de ocupação ideal para as salas de aula

    Por Plox

    05/05/2021 20h23 - Atualizado há quase 3 anos

    Para garantir um retorno seguro às aulas nesta segunda-feira (10), a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Educação, definiu novas regras e cuidados a fim de dar prosseguimento ao ano letivo de 2021. O município já dispõe de protocolos sanitários rígidos para evitar a proliferação do vírus da Covid-19 nos ambientes escolares. Diante disso, a Secretaria de Saúde estabelecerá os indicadores para Acompanhamento e Monitoramento da Pandemia Covid-19, por meio de avaliação epidemiológica quinzenal. 

    Foto: Divulgação PMI

     

    O Score (levantamento) de risco para contaminação dentro das escolas é realizado por meio de avaliação e acompanhamento dos principais indicadores que balizam a evolução da pandemia no município de Ipatinga. 

    Com base nesses indicadores avaliados, as atividades presenciais nas escolas podem ser retomadas com 50%, 75% ou 100% de ocupação, desde que seja cumprido o protocolo que orienta todas as medidas de segurança para minimizar ao máximo o risco de contaminação pelo novo Coronavírus para alunos, pais, professores e demais funcionários. 

    Foto: Divulgação PMI

     

    De acordo com a médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Carmelinda Lobato, os critérios levados em consideração para definir a quantidade de alunos em sala de aula são as taxas de contaminação e ocupação de leitos no município. Outro ponto é o acompanhamento com relação às internações Covid, envolvendo o número de pacientes que necessitaram de hospitalização nos últimos 15 dias. 

    “Os scores de pontos são somados de acordo com número de casos confirmados em relação à evolução da pandemia. Nesse momento, ele está em 9 pontos, o que permite uma ocupação de 50% das salas de aulas. Uma pontuação abaixo de 5 permite 100% da taxa de ocupação. Já uma pontuação de 5 a 7 permite uma média de 75% da ocupação”, informa a médica. 

    Zona de Evolução

    As definições de quantitativos por sala de aula serão estabelecidas conforme recomendação técnica da Secretaria Municipal de Saúde, observada a Zona de Evolução da Contaminação da seguinte forma:

    Zona 1 = 50% da ocupação - máximo de 20 alunos por sala
    Zonas 2 e 3 = 70% da ocupação - máximo de 27 alunos por sala
    Zona 4 = 100% da ocupação - máximo de 37 alunos por sala.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]