Clínica Veterinária do Unileste realiza atendimentos a animais

Procedimentos são realizados por estudantes do curso de Medicina Veterinária, sob a orientação e supervisão de docentes veterinários

Por Plox

05/05/2022 15h24 - Atualizado há quase 2 anos

A Clínica Veterinária do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), localizada no campus de Coronel Fabriciano, realiza agendamento de procedimentos veterinários para animais domésticos da comunidade do Vale do Aço. 

Os serviços são disponibilizados para tutores dos animais cadastrados no CadÚnico (do Governo Federal), com renda familiar de até três salários-mínimos; e a organizações não governamentais (ONGs) de proteção animal. Interessados em ter o seu animal atendido, devem agendar avaliação prévia pelo telefone (31) 3846-5625, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h.

Veja o vídeo:

 

 

São oferecidos serviços desde orientações sobre posse responsável, cuidados sanitários básicos, de manejo, alimentação, vermifugação e vacinação de animais, até cirurgias de baixa e média complexidade, incluindo castração de fêmeas e machos, correção de hérnias (umbilical, inguinal, perineal, entre outras), retirada de nódulos e tumores (de pele, mamários, uterinos, entre outros), além de intervenções para correção de pálpebras. Os procedimentos são realizados por estudantes do curso de Medicina Veterinária, sob a orientação e supervisão de docentes veterinários.

Foto: Divulgação 

 

O coordenador do curso, Dr. Renato Travassos, destaca os benefícios dos serviços prestados à comunidade. “Os atendimentos, além de proporcionar o acesso da população a procedimentos veterinários de qualidade, oportuniza aos estudantes a aprendizagem prática e o desenvolvimento de competências e habilidades para o bom exercício da profissão, que vão além do cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais, contribuem também para a saúde da família tutora e para a saúde pública da região”, avalia.

Todos os atendimentos nos espaços da Clínica devem ser previamente agendados e, obrigatoriamente, todos os animais atendidos devem possuir um tutor responsável para acompanhamento.

Foto: Divulgação 

 

Sobre a Clínica

A Clínica Veterinária foi inaugurada em junho de 2020, para oferecer à comunidade do Vale do Aço serviços veterinários de qualidade e para oportunizar aos discentes um ambiente de vivência prática. O espaço de atendimento clínico compreende desde consultórios, salas de exames laboratoriais e diagnóstico por imagem, farmácias, central de esterilização, até centro cirúrgico com salas de preparação e recuperação.

Para além do atendimento, há salas de aula e outros laboratórios, onde são desenvolvidos projetos de iniciação científica, pesquisa e extensão. O curso conta ainda com uma Fazenda Escola, com estrutura para reprodução de equinos e caprinos. Também há um curral (sistema Free Stall), construído baseado em conceitos de conforto animal, bem-estar e sustentabilidade, que abriga a atividade de bovinocultura de leite. Toda estrutura do curso permite aos estudantes vivenciarem demandas reais que os futuros médicos veterinários encontrarão no mercado de trabalho.

Destaques