Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Inteligência Artificial sacode a indústria musical com falso dueto de The Weeknd e Drake

Esse desenvolvimento tecnológico não agradou a todos, especialmente a Universal Music, a gravadora de The Weeknd. Por solicitação da Universal, a versão original de "Heart on my sleeve" foi retirada dos serviços de música

05/06/2023 às 14:36 por Redação Plox

Embalados por um ritmo de rap melódico, a voz distinta de The Weeknd pode ser ouvida cantando letras que sugerem uma traição de sua ex-namorada, Selena Gomez. A sua versão é seguida pela potência lírica de Drake, adicionando mais peso às insinuações. Um dueto como esse, de dois gigantes da música, teria todas as chances de dominar as paradas mundiais.

No entanto, este sonho de colaboração se transformou em um pesadelo para a indústria da música. Afinal, nem The Weeknd nem Drake tiveram qualquer envolvimento na criação da faixa "Heart on my sleeve", que foi postada online em abril por um usuário misterioso chamado Ghostwriter.

Utilizando os padrões identificados em outras gravações vocais de ambos os artistas disponíveis online, a tecnologia foi capaz de simular suas vozes. Foto:Reprodução/Midjourney

 

A canção, que foi reproduzida mais de 10 milhões de vezes no TikTok antes de ser removida, é o produto da inteligência artificial. Utilizando os padrões identificados em outras gravações vocais de ambos os artistas disponíveis online, a tecnologia foi capaz de simular suas vozes.

No entanto, o resultado final não foi impecável. Com baixa qualidade de gravação, uma vibração peculiar e vocais imperfeitos, a faixa mais se assemelhava a uma demo pirata. Apesar das falhas, ela conseguiu tocar um acorde emocional em muitos ouvintes, tornando-se o primeiro hit viral gerado por um algoritmo.

Universal Music Levanta Objeções

Esse desenvolvimento tecnológico não agradou a todos, especialmente a Universal Music, a gravadora de The Weeknd. Por solicitação da Universal, a versão original de "Heart on my sleeve" foi retirada dos serviços de música. Simultaneamente, a gravadora enviou cartas a plataformas de streaming como Spotify e Apple Music, pedindo que as faixas de seu catálogo não sejam utilizadas para treinar ferramentas de inteligência artifici

Compartilhar a notícia

Veja também
WIKIPÉDIA/REPRODUÇÃO- FACEBOOK
GERAL

A Ambrósia e seus perigos: adolescente no Reino Unido sofre queimaduras graves

Início de um pesadelo

Trenzinho vale do aco.jpeg
GERAL

Casal de professores cria trenzinho “verdadeiro e sem pornografia” 

Pessoas que fazem o passeio destacam os diferenciais do empreendimento, que foca no respeito às crianças e adolescentes

 Foto: Arquivo Pessoal
GERAL

Menino supera bullying e planeja doar cabelo para pacientes com câncer

Inspirado por familiares, Adrian Lucca, 11 anos, mantém cabelos longos para doação apesar de desafios

Casal de Timóteo que morreu em acidente na BR-101 voltava de Porto de Galinhas
GERAL

Casal de Timóteo que morreu em acidente na BR-101 voltava de Porto de Galinhas

Nilson Caio Carneiro, de 70 anos, e sua esposa Aparecida, de 60, estavam voltando de viagem quando perderam o controle do carro, que caiu em um lago. A filha do casal sobreviveu e foi socorrida.

para você