Polícia Militar de Minas Gerais inicia Operação "Curupira" para proteger o Meio Ambiente
Ação ocorre durante a Semana Nacional do Meio Ambiente e conta com a participação de vários órgãos de proteção ambiental
Por Plox
05/06/2024 19h01 - Atualizado há 7 meses
Em celebração à Semana Nacional do Meio Ambiente, de 05 a 09 de junho, a Polícia Militar de Minas Gerais, por meio da Polícia Militar de Meio Ambiente, deu início à Operação “Curupira” - Proteção ao Meio Ambiente em todo o estado. O lançamento ocorreu na manhã desta quarta-feira, com a parceria da Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e outras instituições de proteção ambiental.
Objetivos da operação
A operação tem como objetivo a conscientização e educação ambiental, a preservação do meio ambiente, além de prevenir e reprimir crimes e infrações ambientais. A iniciativa também visa combater crimes como homicídio, tráfico de drogas, captura de foragidos da justiça e roubos em áreas rurais.
Recursos e estratégias
A operação contará com cerca de 900 policiais militares, focados no combate ao desmatamento, incêndios florestais, intervenções em áreas de preservação permanente e outras formas de degradação ambiental. Serão utilizados drones, sistemas de monitoramento remoto, e diversas ferramentas tecnológicas. Além disso, estão previstas palestras ambientais, blitz educativas, fiscalizações e atendimento de denúncias ambientais.
A Operação "Curupira" representa um esforço conjunto das autoridades para proteger o meio ambiente e garantir a segurança nas áreas rurais de Minas Gerais.