Ipatinga promove oficinas nos CRAS para reduzir desperdício de alimentos
Atividades visam conscientizar a população e divulgar iniciativas como o Banco de Alimentos
Por Plox
05/06/2025 06h03 - Atualizado há 15 dias
Com a proposta de incentivar a mudança de hábitos e conscientizar a população sobre o aproveitamento de alimentos, a Prefeitura de Ipatinga lançou um ciclo de oficinas educativas que ocorrerá ao longo de junho nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

Organizadas pela Seção de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável (SESANS), vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), as atividades fazem parte do projeto 'Diálogos sobre o Desperdício Alimentar', que leva o lema: 'Se não interromper, é a gente que vai acabar'. O objetivo central é discutir os impactos negativos do desperdício e promover iniciativas já em andamento na cidade, como o Programa Banco de Alimentos.

Este programa tem papel essencial na recuperação de alimentos ainda próprios para consumo, mesmo quando perdem seu valor comercial. Esses alimentos são destinados a famílias em situação de vulnerabilidade, contribuindo com a segurança alimentar e evitando o descarte desnecessário de recursos. Além disso, o projeto se propõe a divulgar práticas conscientes na produção e no consumo, abordando também os impactos sociais e econômicos gerados pelo desperdício.
O secretário de Assistência Social, Flávio Miranda, reforçou o propósito da iniciativa:
“Estamos falando de uma mudança de cultura que começa com a informação. Muitas vezes, o alimento vai para o lixo por falta de conhecimento sobre como reaproveitá-lo ou por não se entender o impacto desse desperdício”

Confira abaixo a programação dos encontros já agendados:
05/06 – 14h – CRAS III – Rua Angélica, 385, bairro Bom Jardim
09/06 – 9h – CRAS V – Avenida Gerasa, 2086, bairro Bethânia
10/06 – 9h – CRAS I – Rua Mangaratiba, 195, bairro Veneza II
11/06 – 9h – CRAS II – Rua Simeão, 27, bairro Canaã
30/06 – 9h – CRAS IV – Rua Morango, 17, bairro Limoeiro
As oficinas são voltadas aos moradores atendidos nos territórios dos CRAS e reforçam o compromisso da administração pública com políticas de sustentabilidade, cidadania e bem-estar social.