Maioria defende que Bolsonaro apoie outro nome em 2026

Segundo pesquisa Genial/Quaest, 65% dos entrevistados são contrários à candidatura do ex-presidente

Por Plox

05/06/2025 08h07 - Atualizado há 19 dias

A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (5/6), revelou que a maioria dos brasileiros não quer ver o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como candidato nas eleições de 2026. De acordo com o levantamento, 65% dos entrevistados acreditam que ele deveria abrir mão da candidatura e apoiar outro nome.


Imagem Foto: STF


Enquanto isso, 26% dos participantes da pesquisa entendem que Bolsonaro deveria insistir na candidatura, mesmo estando inelegível até 2030. O percentual dos que não souberam ou preferiram não responder à pergunta foi de 9%.



A inelegibilidade do ex-presidente foi determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o considerou culpado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante as eleições de 2022. Com essa decisão, Bolsonaro está impedido de disputar cargos eletivos por oito anos, contados a partir daquele pleito.


A pergunta feita aos entrevistados foi direta: “Bolsonaro deveria manter a candidatura ou apoiar outro candidato?”. O resultado expressivo reflete uma mudança no cenário político e nas expectativas dos eleitores para a próxima eleição presidencial.



O levantamento foi realizado de forma presencial, entre os dias 29 de maio e 1º de junho de 2025, e contou com 2.004 entrevistas em todo o Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.


\"Deveria abrir mão da candidatura agora e apoiar outro candidato\": foi a resposta de 65% dos entrevistados

.

Em outra frente da pesquisa, a Quaest também simulou possíveis cenários de segundo turno. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece tecnicamente empatado com pelo menos cinco possíveis candidatos: Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Jr. (PSD), Eduardo Leite (PSD) e o próprio Jair Bolsonaro (PL), apesar da inelegibilidade deste último.


No levantamento anterior, divulgado em abril deste ano, Lula vencia todos os adversários e empatava apenas com Bolsonaro. Agora, Lula e Bolsonaro aparecem ambos com 41% das intenções de voto, o que, dentro da margem de erro, configura um novo empate técnico.


Esses dados mostram que, mesmo fora da disputa oficial, o nome de Bolsonaro ainda tem peso no cenário político nacional, embora parte expressiva da população prefira vê-lo apoiando outro nome para as eleições presidenciais de 2026.


Destaques