Ipatinga

economia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Ligações indesejadas de telemarketing poderão ser bloqueadas por consumidores

    Empresa que descumprir a determinação serão advertidos ou pagarão multa de R$ 50 milhões

    Por Plox

    05/07/2019 18h10 - Atualizado há mais de 2 anos

    Empresas da área de telecomunicação, dentre elas, as maiores de telefonia celular, têm prazo para lançar uma lista de clientes que não aceitam receber ligações para vendas de serviços através do telemarketing. O prazo vai até o próximo dia 16 de julho, e inclui serviços de internet, telefonia móvel e fixa e assinatura de TV. Neste caso, as empresas que ligam pedindo doações e que fazem cobranças pelo telefone ou celular do cliente não estarão na lista de bloqueios. 

    Celular

    Consumidores terão a opção de deixarem de ser importunados por ligações indesejadas- Foto: Divulgação

    As empresas têm no máximo um mês para fazerem a exclusão dos números inscritos em suas listas de ligações. O descumprimento da norma gerará para as empresas uma advertência ou até multa de R$ 50 milhões. Devem se adequar à norma: Oi, TIM, Vivo, Claro/Net, Nextel, Sky, Algar e Sercomtel, por definição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que determina ainda que as companhias criem e divulguem um espaço onde o consumidor possa informar que não quer receber as ligações destas operadoras.

    Além das ligações feitas por atendentes, os discadores (robôs) que fazem ligações automaticamente e passam para o atendente, também poderão ser bloqueadas. Muitas vezes, a ligação acontece, e assim que o usuário atende, a linha cai ou fica muda, por não ter um profissional para atender naquele momento ou por falhas. Para que o bloqueio seja efetivamente realizado pelas empresas, a Anatel vai acompanhar a implementação dele, a partir do momento em que a pessoa informar que não deseja mais receber as ligações. 

    Atualizada às 16h33

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]