A valorização dos produtos mineiros como uma das alternativas contra a crise econômica

Presidente da Assembleia destaca a valorização dos produtos mineiros como uma das alternativas contra a crise econômica

Por Plox

05/07/2019 13h46 - Atualizado há mais de 5 anos

Não só de minério vive Minas Gerais. A valorização da gastronomia, da cultura alimentar e dos produtos típicos mineiros tem sido apontada como uma das alternativas para o desenvolvimento econômico do Estado.

Durante assinatura de um convênio entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas (Emater), na manhã dessa quinta-feira (4), o presidente do Parlamento mineiro, deputado Agostinho Patrus (PV), reforçou a importância de se estimular a "imensa riqueza que existe nesses produtos, capazes de alavancar a nossa economia".

O convênio é para que a Feira da Agricultura Familiar seja realizada semestralmente, na sede do Legislativo, ajudando a dar ainda mais visibilidade aos pequenos produtores mineiros, vindos de diversas partes do Estado. A feira, que faz parte da programação da 5ª Semana Mineira de Gastronomia, reuniu 50 expositores no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, na ALMG, até as 17 horas dessa quinta (4).

O diretor presidente da Emater, Gustavo Laterza de Deus, destacou que a Assembleia sempre foi um importante parceiro da empresa no trabalho de extensão rural em Minas. Ele lembrou a aprovação, pelos deputados, do Projeto de Lei 4.851/17, que deu origem à Lei 22.807, de 2017, a qual permitiu a realização de concurso público para o reforço do quadro de pessoal da Emater.

Queijos e tudo mais - O curador da Semana de Gastronomia, o chef de cozinha Edson Puiati, disse que os participantes do evento já assumiram o compromisso de valorizar os produtos mineiros. Na demonstração culinária que fez, durante a feira, ele usou ingredientes como a pimenta de macaco, rúcula e azedinha, para preparar dois tipos de caldos.
 

Destaques