Ipatinga

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Covid-19: situação do Vale do Aço é estável, mas é preciso manter cuidados, diz superintendente regional de saúde

    De acordo com Ernany Duque, os indicadores estão estabilizados

    Por Plox

    05/07/2021 15h49 - Atualizado há 3 meses

    De acordo com o superintendente regional de saúde, Ernany Duque, a situação da covid-19 na macrorregião do Vale do Aço pode ser considerada estável, mas ainda é preciso permanecer com todos os cuidados de prevenção. 

    A regional permanece na onda amarela, do Minas Consciente, e o superintendente afirma que, neste momento, com relação aos indicadores, a situação é estável. “Para que isso se mantenha é importante que a população continue fazendo as medidas de distanciamento, utilização de máscara, higienização”, enfatiza.

    Ernany Duque/Foto: Plox

    “Estamos com os indicadores estabilizados, mas observando nas últimas semanas um início de uma incidência um pouco mais elevada. Já estamos em alerta, inclusive, trabalhando dentro do comitê macrorregional, junto aos municípios, para que fiquem mais atentos, principalmente no monitoramento de casos suspeitos e confirmados, para que a gente não tenha uma gravidade maior nas próximas semanas”, detalha Ernany Duque. 

    Sobre a mortalidade na região, o superintendente falou que a taxa tem oscilado bastante. “Mesmo com a taxa de ocupação dos leitos ainda próxima de 50% na macrorregião, há pacientes internados e ainda vem ocorrendo alguns óbitos, mas tudo dentro de uma expectativa para esse momento de onda amarela”. 

    Imunização

    Questionado sobre o calendário de vacinação divulgado pelo governo do Estado, que pretende vacinar todos os adultos até o mês de outubro, Ernany Duque afirmou que o cronograma deve ser cumprido no Vale do Aço. 

    “Estamos trabalhando na expectativa de cumprir com o calendário, obviamente a gente depende das vacinas enviadas pelo Governo Federal, neste momento, elas estão chegando dentro de uma perspectiva até um pouco maior do que estávamos recebendo algumas semanas atrás. Inclusive, novas vacinas estão sendo incorporadas ao calendário também, como a Jansen”, esclarece.

    Ernany Duque afirma que, “dentro do calendário e da perspectiva do momento, temos, sim, a segurança de que a gente vai conseguir vacinar a população  de até 18 anos em outubro. Aqui no Vale do Aço, temos conseguido avançar com a imunização”. 

    O superintendente falou ainda sobre o aumento dos números de internações por covid-19 entre a população de jovens e adultos. “Com o avançar da vacina, principalmente para os idosos, temos observado uma diminuição significativa nas internações e também de contaminação, porém observamos um aumento na internação na população de adulto/jovem”. 

    “As pessoas com segunda dose podem ser acometidas pelo vírus e podem transmitir e contaminar as pessoas que ainda não foram imunizadas, é importante reforçar e fazer um apelo à população que busquem evitar as aglomerações, qualquer descuido pode qualquer um aumento da contaminação na nossa região”, reforça Ernany Duque.  

    Cidades

    De acordo com dados do último boletim divulgado pela Prefeitura de Ipatinga, a cidade registrou um óbito anterior e confirmado no dia. Desde o início da pandemia, 798 pessoas morreram e 30.860 se infectaram, sendo 29.829 já recuperadas. 

    Foto: reprodução

    Em Timóteo, os últimos dados divulgados apontam mais 21 casos de covid-19 confirmados, totalizando o número de 11032 desde o início da pandemia. Na cidade, 315 mortes já foram registradas. 

    Foto: reprodução

    Em Coronel Fabriciano, 847 casos suspeitos estão em investigação, segundo o Executivo Municipal. Desde o início da pandemia, a cidade registra 188 óbitos e 6496 casos de infecções, sendo 6226 já recuperados, ainda de acordo com o governo. 

    Foto: reprodução

    Já em Santana do Paraíso, 6.440 casos já foram confirmados desde o início da pandemia, sendo 6.169 pessoas recuperadas. No número de óbitos, o município soma 104 casos, segundo a prefeitura. 

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]