Chevrolet suspende contratos de 1,2 mil funcionários

A paralisação do turno acontecerá entre cinco e dez meses

Por Plox

05/07/2023 07h12 - Atualizado há mais de 1 ano

Nessa segunda-feira (3), foi anunciado que 1,2 mil funcionários da General Motors (GM), responsável pela Chevrolet, terão os contratos suspensos, temporariamente. A decisão foi negociada e aceita pelos funcionários.

Segundo as informações, a suspensão é de um dos turnos da fábrica de São José dos Campos, no interior de São Paulo, com cerca de 4 mil funcionários. A paralisação do turno acontecerá entre cinco e dez meses.

Foto: divulgação/ GM

 

Conforme divulgado pela General Motors, a suspensão é para a empresa se adequar a demanda do mercado e o retorno da passará por uma avaliação da empresa. Durante o período de paralisação, os trabalhadores terão estabilidade nos cargos.

A fábrica de São José dos Campos, que produz os veículos S10 e Trailblazer, estava paralisada desde o dia 12 de junho. Apenas um dos turnos continuará atuando e todos os setores da empresa serão afetadas.

 

Volkswagen
Na semana passada, mais precisamente na terça-feira (27), a Volkswagen do Brasil anunciou que pausará, temporariamente, a produção em três fábricas no país. A montadora atribuiu a ação por uma estagnação do mercado automotivo.

As três fábricas da montadora ficam em São José dos Pinhais, no Paraná, Taubaté e São Bernardo do Campo, em São Paulo. Apenas a fábrica de São Carlos, em São Paulo, que atua na produção de motores, continua funcionando. A decisão da empresa ocorre após o Governo federal anunciar um programa de incentivo à indústria, para baratear alguns veículos.

Foto: divulgação/ Volkswagen

 

Segundo a Volkswagen, a fábrica de São José dos Pinhais, que realiza a produção do T-Cross, já havia iniciado uma suspensão temporária de trabalho em um dos turnos, desde o começo de junho. Agora, o outro turno de produção da fabrica paranaense irá ser paralisado. A ação deve ser entre dois e cinco meses.

A fábrica de Taubaté, onde são produzidos os modelos Polo Track e Novo Polo, os dois turnos de produção foram suspensos, no fim de junho e seguirá operando apenas por sistema de banco de horas.

Já a fábrica de São Bernardo do Campo, responsável pela produção de modelos como Novo Virtus, Novo Polo, Nivus e Saveiro, terá férias coletivas por dez dias para os dois turnos de produção. As férias irão começar no próximo dia 10, até dia 20 de julho.

Ainda conforme a empresa, todas essas medidas de flexibilização foram tomadas de acordo com um Acordo Coletivo firmado entre o sindicato e os colaboradores da empresa.
 

Destaques