Entenda a relação entre Chico Ferramenta o Ginásio Sete de Outubro, local onde ele é velado
O ginásio fica no local onde era o antigo Clube do Cavalo, uma área destinada a eventos festivos, mas que estava abandonada
Por Matheus Valadares
05/07/2023 11h31 - Atualizado há mais de 1 ano
Chico Ferramenta, ex-prefeito de Ipatinga, que morreu no inicio da tarde dessa terça-feira (04), está sendo velado no Ginásio Ely Amâncio no Centro Cultural Esportivo 7 de Outubro, em Ipatinga.
O velório Francisco Carlos Delfino iniciou às 7h e vai até às 15h. Às 14h está marcada uma celebração ecumênica.
O espaço onde Chico está sendo velado tem um relativo significado com as obras que ele realizou quando assumiu a prefeitura de Ipatinga. O professor, jornalista e historiador Sávio Tarso explicou a relação entre o ex-político e o centro esportivo no último PodPlox, programa de entrevista da Plox.
Assista ao PodPlox na íntegra:
O ginásio fica no local onde era o antigo Clube do Cavalo, uma área destinada a eventos festivos, mas que estava abandonada, É o que explica Sávio: “Uma área que era destinada a shows mas ficava abandonada, ele transforma aquela área para o esporte, para o lazer e para a cultura. Na época do Chico Ferramenta tinha escolinha de futebol, futebol de salão, handebol, capoeira, voleibol, ele constrói o ginásio, faz uma escola de teatro que dá origem a maioria dos grupos de teatro daqui, como Casa Laboratório e Farroupilha”.
O professor entende que esse projeto do ex-prefeito favoreceu as classes mais periférica a ter acesso e contato com cultura e esporte. “Ele faz uma grande complexo que leva alunos da periferia para estudar arte, cultura e esporte, e coloca o nome de 7 de outubro que era proibido falar em Ipatinga”.
Sávio Tarso foi eleito o vereador mais jovem do Brasil no mesmo pleito que Chico ganhou sua primeira oportunidade como chefe do executivo. Ele afirma que o ex-prefeito se orgulhava da construção do ginásio e do centro poliesportivo.
“Esse é um projeto importantíssimo, um projeto que ele tinha muito orgulho”. Disse o historiador.
A Plox acompanha o velório de Chico Ferramenta. Assita: