Novo medicamento aprovado: expectativa por redução de infartos e AVCs no país
Injeção poderosa contra o colesterol ruim
Por Plox
05/07/2023 22h47 - Atualizado há mais de 1 ano
Em 19 de junho, um avanço significativo na saúde cardiovascular foi alcançado quando a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou um novo medicamento, a Inclisirana. Desenvolvido pela farmacêutica Novartis, esse medicamento é administrado através de injeção e promete ajudar a reduzir o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC) entre pessoas que já sofreram esses eventos e estão em um grupo de risco elevado para enfrentá-los novamente.
A Inclisirana age bloqueando uma proteína chamada PCSK9. Essa proteína desempenha um papel na degradação dos receptores que removem o colesterol ruim (LDL) do sangue, transportando-o para o fígado, onde é eliminado. Ao inibir a PCSK9, a Inclisirana aumenta a capacidade do corpo de eliminar o colesterol ruim, o que é vital para prevenir o acúmulo de colesterol nas artérias, um fator de risco para infarto e AVC.
Impressionantes resultados em estudos
Estudos têm mostrado que com apenas duas aplicações da Inclisirana por ano, os níveis de LDL podem ser reduzidos em média em 52%. Esses resultados são particularmente notáveis quando comparados com o tratamento padrão atual com estatinas, que são capazes de reduzir os níveis de colesterol em aproximadamente 26%, conforme apontado em um estudo de referência chamado Woscops.
Raul Santos, cardiologista do InCor-HCFMUSP e ex-presidente da Sociedade Internacional de Aterosclerose, destaca a importância do controle do colesterol LDL para pacientes que já sofreram eventos cardíacos. Ele afirma: "Pacientes que já sofreram um ataque cardíaco ou derrame precisam não só reduzir o colesterol LDL, mas controlá-lo, isto é, mantê-lo abaixo de 50 mg/dL".
Atualmente, 92,6% dos pacientes que sofreram infarto no Brasil não conseguem manter seus níveis de colesterol LDL abaixo da marca recomendada de 50 mg/dL, de acordo com um estudo publicado na National Library of Medicine.
Chegando ao mercado
A Inclisirana não é uma novidade global, já que tem sido comercializada na União Europeia desde 2020 e nos Estados Unidos desde 2021. A expectativa é que o medicamento chegue às farmácias brasileiras em cerca de 90 dias. O preço ainda está indefinido e aguarda avaliação da Anvisa.
A batalha contra o colesterol ruim
O colesterol ruim tem sido um problema crescente, alimentado pelo estilo de vida moderno