Criança de dois anos fratura costela em ataque de pitbull em supermercado de Santos
Pai e avô também ficam feridos durante o ataque; animal estava perdido no estabelecimento e funcionários não intervieram
Por Plox
05/07/2024 08h59 - Atualizado há 12 meses
Um pitbull atacou três membros de uma mesma família em um supermercado de Santos, no litoral de São Paulo, deixando um menino de dois anos, seu pai e avô feridos. O ataque ocorreu enquanto a família estava em uma lanchonete dentro do mercado Atacadão, na Avenida Nossa Senhora de Fátima.

Ataque no supermercado
A situação se desenrolou quando o menino se levantou da mesa para ir ao encontro do pai, que se dirigia ao balcão para pegar um refrigerante. A mãe da criança, Jéssica Ramos, de 29 anos, tentou socorrer o filho, mas não conseguiu evitar o ataque inicial do cachorro, que rasgou a roupa do garoto. "Eu corri, puxei meu filho pelo braço e caí no chão, porque rasgou a roupa [do menino]", relatou Jéssica.
Ferimentos e socorro
Durante o ataque, o avô da criança, Adonelo Vieira, de 61 anos, interveio colocando a mão na boca do cachorro para libertar o neto, resultando em ferimentos graves na barriga, mãos, cintura e joelho. O menino sofreu uma fratura na costela direita, e o pai, de 37 anos, teve o dedo da mão machucado.
Os três feridos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados à UPA Zona Noroeste. "Meu pai enfiou a mão na boca do cachorro para o cachorro soltar o meu filho. Ele enfiou a mão de um lado e, meu marido, do outro", explicou Jéssica.
Desespero e busca por ajuda
Após libertar a criança, Jéssica correu com o filho para a cozinha da lanchonete em busca de ajuda, enquanto Adonelo tentou conter o cão jogando carrinhos de mercado em sua direção. Durante o ataque, a família relatou que os funcionários do Atacadão não tomaram providências e apenas observaram a situação. "É uma coisa que a gente nem imagina [...]. É um desespero enorme", disse Jéssica.
Cachorro estava perdido
A Polícia Militar foi acionada por volta das 14h20 e constatou que o pitbull estava perdido no estabelecimento desde a manhã do sábado. Em nota, o Atacadão lamentou o ocorrido, afirmou ter prestado os primeiros socorros e acionado o Samu para atender a família. "Estamos em contato com os familiares desde o incidente, oferecendo toda assistência necessária neste momento."
Situação na justiça
A ocorrência foi registrada na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos, e as autoridades continuam investigando a origem do animal e as circunstâncias que levaram ao ataque. A família, ainda em recuperação, permanece abalada pelo ocorrido.