Eventos do Brics devem injetar quase R$ 70 milhões na economia do Rio
Com reuniões de líderes e fóruns empresariais, capital fluminense se destaca como sede da cúpula internacional
Por Plox
05/07/2025 12h41 - Atualizado há 1 dia
Entre os dias 4 e 7 de julho, a cidade do Rio de Janeiro sedia a Cúpula do Brics 2025, considerada o principal encontro político e econômico do grupo neste ano.

De acordo com a Prefeitura, a expectativa é que os eventos relacionados ao Brics movimentem cerca de R$ 69,1 milhões na economia carioca. Os dados constam na publicação “BRICS em Dados”, divulgada neste sábado (5).
A movimentação econômica estimada leva em conta tanto as despesas operacionais — que incluem gastos com infraestrutura, locação de espaços e serviços — quanto os custos dos aproximadamente 10 mil participantes do evento.
Durante a programação, estão previstos encontros entre chefes de Estado, fóruns voltados ao setor empresarial e reuniões com a sociedade civil. Esses eventos não só reforçam o papel do Brasil como liderança do grupo em 2025, como também impactam positivamente setores estratégicos da cidade.
“Um evento dessa magnitude impulsiona setores estratégicos como turismo, infraestrutura e serviços, gerando empregos e desenvolvimento”, declarou o prefeito Eduardo Paes.
Neste sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do Fórum Empresarial do Brics, realizado na capital fluminense. A atividade antecede a reunião principal dos líderes das 11 nações que integram o bloco internacional.
O Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo, será um dos pontos que receberão as autoridades e delegações durante a cúpula.