Gilmar Mendes comenta apelido do Fórum de Lisboa
Ministro do STF diz que o público pode continuar chamando o evento de 'Gilmarpalooza'
Por Plox
05/07/2025 08h02 - Atualizado há cerca de 15 horas
Durante a 13ª edição do Fórum de Lisboa, realizada nesta sexta-feira (4), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, adotou um tom bem-humorado ao falar sobre o apelido popular do evento.

Ao ser questionado por jornalistas, ele afirmou que não vê problema em as pessoas continuarem chamando o fórum de 'Gilmarpalooza'. O termo surgiu a partir da junção do nome do ministro com o famoso festival musical Lollapalooza, em uma alusão descontraída à sua presença constante como anfitrião da conferência jurídica realizada anualmente em Portugal.
– Estamos extremamente satisfeitos. Tivemos mais de 150 jornalistas inscritos, do Brasil e do exterior, o que mostra o interesse no fórum – destacou Gilmar Mendes, ressaltando a importância e o alcance do encontro.
O ministro lembrou que, no ano anterior, o evento passou a se chamar apenas Fórum de Lisboa, abandonando o nome original de Fórum Jurídico de Lisboa. Ainda assim, ele disse que o apelido informal continua tendo espaço:
– E, hoje, ele ganhou uma internacionalização. Alguém brincou dizendo: 'Agora, nós temos que chamar de Fórum Internacional de Lisboa'. Mas, se quiserem, podem continuar chamando de Gilmarpalooza – comentou com leveza.
\"Se quiserem, podem continuar chamando de Gilmarpalooza\", afirmou Gilmar Mendes
.