Lula fortalece laços com Vietnã e Etiópia às vésperas da Cúpula do BRICS
Reuniões bilaterais no Rio de Janeiro reforçam acordos comerciais, científicos e ambientais antes do encontro do bloco
Por Plox
05/07/2025 18h38 - Atualizado há 3 dias
Às vésperas do início oficial da Cúpula do BRICS, prevista para este domingo (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensificou sua agenda diplomática no Rio de Janeiro com encontros bilaterais realizados no hotel onde está hospedado.

Neste sábado (5), Lula conversou com o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, e com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, que recentemente se tornou um novo integrante do bloco.
Durante o encontro com o líder vietnamita, os dois países celebraram marcos comerciais importantes: a concretização da primeira exportação de carne bovina brasileira para o Vietnã e da primeira exportação de tilápia vietnamita para o Brasil. Chinh destacou o interesse em atrair investimentos brasileiros, especialmente no setor de processamento de proteína animal.
Além dos avanços na pauta de carnes e pescados, os chefes de Estado reforçaram a intenção de ampliar a cooperação nas áreas de agricultura, defesa, esportes, mineração, biocombustíveis e meio ambiente. Lula reafirmou o interesse do Mercosul, sob presidência brasileira, em negociar um acordo comercial com o Vietnã.
Outros compromissos firmados entre os dois países incluem a realização de missões empresariais bilaterais e a assinatura de um Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Ciência, Tecnologia, Inovação e Transformação Digital. Pham Minh Chinh também confirmou a presença do Vietnã na COP-30, que ocorrerá em novembro em Belém (PA), e desejou sucesso ao Brasil na organização do evento.
Já no encontro com o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, foi reforçada a importância da atuação do BRICS na promoção do multilateralismo. Ele também confirmou sua participação na COP-30.
\"A relação entre nossos países se fortalece com cooperação e confiança mútua. Esses acordos mostram o compromisso do Brasil em liderar com diálogo e ação\"
, afirmou Lula durante os encontros, evidenciando a relevância das relações internacionais no atual contexto político e econômico.